O cantor Cauan, da dupla com Cleber, e os pais dele, João Luiz e Shirlei Máximo, todos internados com Covid-19, passaram por novos exames na manhã deste domingo (23), no Hospital Anis Rassi, em Goiânia. De acordo com o irmão o médico Fernando Máximo, irmão do artista e filho do casal, os resultados ainda não foram finalizados.
Todos realizaram exames de sangue. Fernando explicou que Cauan submeteu-se ainda a uma tomografia no tórax e que Shirlei fez ecocadiograma e eletrocardiogama por conta de tromboembolismo pulmonar, quando o sangue coagula no interior de alguns vasos sanguíneos e pode se deslocar dentro dos mesmos. João Luiz fez o mesmo procedimento no sábado (22).
Ainda conforme Fernando, o quadro dos três segue o mesmo do último boletim, divulgado no sábado. Cauan segue na UTI, com cerca de 60% dos pulmões comprometidos e respirando com a ajuda de uma máscara. O boletim médico apontou que ele teve uma “importante melhora clínica e também dos exames de sangue”.
O pai de Cauan também está na UTI. Ele também respira com a ajuda de uma máscara e os exames não apontaram mudanças significativas. Ele tem cerca de 40% dos pulmões afetados pela doença.
Já Shirlei está na enfermaria e tem cerca de 10% dos pulmões comprometidos. Segundo Fernando, ela está bem, tem andado pelo quarto, se alimentado, mas precisou colocar um cateter no nariz para auxiliar a respiração.
Evolução do Cauan
A infecção desencadeada pelo coronavírus chegou a comprometer 75% da funcionalidade dos pulmões. Após o tratamento na UTI, o quadro foi reduzido para 60%, na terça-feira (18), conforme revelou uma tomografia. Esse quadro se manteve estável no boletim desta sexta-feira.
Os sintomas da Covid-19 se manifestaram em 7 de agosto, com dores no corpo e febre, e, no dia seguinte, o artista recebeu a confirmação da doença. Cauan foi internado no dia 12 de agosto, na Clínica do Esporte. Na ocasião, ele já estava com 50% dos pulmões comprometidos. Depois, ele ainda passou pelo Instituto Ortopédico de Goiânia (IOG) até chegar ao Anis Rassi, onde está atualmente.
Outros familiares contaminados
O próprio Fernando, que é secretário estadual de Saúde de Rondônia, conseguiu se curar da doença no mês passado, após ficar 10 dias internado numa UTI. Ele está em Goiânia para acompanhar de perto o tratamento de Cauan.
A namorada do cantor, Mariana Guimarães Moraes, também está infectada. Ela ficou alguns dias com o artista no hospital, sendo observada pela equipe médica junto com ele, mas foi liberada para se tratar em casa assim que Cauan precisou ser transferido para a UTI.
A família divulgou no dia 17 de agosto que o pai de Caua estava com Covid-19. O quadro se agravou e ele foi internado no dia 21 no mesmo hospital em que o filho.
Já a mãe do sertanejo testou positivo no dia 19 e foi internada no dia 22. Diferente do marido e do filho, ela está na enfermaria.
Fonte: G1
Créditos: G1