Tensão

'INTERNACIONALIZAÇÃO DA AMAZÔNIA': Macron não descarta futura ingerência em floresta e acende luz amarela no Planalto

Emmanuel Macron destacou que, num primeiro momento, serão utilizados US$ 20 milhões para ajudar no combate aos incêndios na floresta. Num segundo momento, ele deseja implementar um reflorestamento na Amazônia.  

O presidente da França, Emmanuel Macron, voltou a falar sobre a Amazônia, nesta segunda-feira (26), e não descartou defender uma possível internacionalização da floresta. Ele destacou que essa não é uma opção no momento, mas acrescentou que pode ser uma alternativa caso o Brasil tome iniciativas contra o interesse do planeta.

Emmanuel Macron destacou que, num primeiro momento, o G7, grupo de países mais ricos do mundo, decidiu serão utilizados US$ 20 milhões para ajudar no combate aos incêndios na floresta. Num segundo momento, ele deseja implementar um reflorestamento na Amazônia.

“Associações, ongs e atores, já há vários anos – por vezes alguns atores jurídicos internacionais – levantaram a questão para saber se podemos definir um status internacional da Amazônia. Hoje, não é o caso da iniciativa que tomamos. Mas é uma questão que se coloca. Se um estado soberano toma, de forma clara, concreta, medidas que evidentemente se colocam em oposição ao interesse de todo o planeta. Há todo um trabalho jurídico, político a ser feito”, apontou.

Informações de bastidores dão conta de que o governo brasileiro está reunido para dar ‘resposta à altura’ ao presidente francês.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba