A partir desta semana, três tipos de serviços do Instituto do Seguro Social, o INSS, só poderão ser feitos pela internet. Outros quinze processos já são realizados por meios digitais ou por telefone.
Poderá ser resolvido pela internet ou pelo telefone 135: a revisão, que é quando o segurado não concorda com o valor do benefício; o recurso, quando o beneficiário contesta a decisão do INSS; e a cópia de processos. Todos esses serviços só poderão ser realizados pela internet ou pelo telefone 135.
Atualmente, os segurados esperam, em média, três meses para conseguir agendar uma data e dar entrada no benefício. No entanto, com a implementação dos atendimentos online, a expectativa é que as agências tenham as suas filas reduzidas e os atendimentos agilizados. Até o momento, mais de dois milhões de processos do INSS estão parados em todo o país.
Contudo, apesar da praticidade e da promessa por mais agilidade nos processos, o receio de que este novo modelo de atendimento não reduza a espera ainda preocupa alguns trabalhadores. “Se realmente andar e não tiver a fila virtual, tudo bem, aí realmente vai ser bom. Só que, se ficar do jeito como acontece em outros serviços, que você cria uma fila que ninguém vê, não vai adiantar nada“, explica a veterinária Cristina Takeda, enquanto aguardava, por algumas horas, em uma das agências para dar entrada no benefício.
Para auxiliar àqueles que não têm acesso à internet, ou até mesmo que têm dificuldade para executar os processos digitais, foi inaugurado nesta segunda-feira (13), no Sindicato dos Aposentados, um dos postos digitais para suporte aos segurados do INSS.
Fonte: T5
Créditos: T5