O funcionário público Ailton Aquino, 48 anos, foi aprovado por 42 votos contra 10 e 1 abstenção no Senado nesta terça- feira (04) para ocupar a Diretoria de Fiscalização do BC (Banco Central). O economista Gabriel Galípolo também foi aprovado para a Diretoria de Política Monetária.
Com a aprovação, Aquino se tornou o 1º homem negro a ocupar uma diretoria na autoridade monetária. O marco foi citado indiretamente pelo indicado nesta terça- feira (04). “Emociono-me especialmente por lembrar que para chegar a condição de indicado a um cargo tão relevante foram muitos obstáculos e desafios que um garoto negro de família pobre do interior da Bahia teve que superar”, disse Aquino.
Galípolo e Aquino ocuparão os cargos por 4 anos, até 28 de fevereiro de 2027. Há ainda a possibilidade de recondução por igual período, caso o presidente da República faça a indicação novamente.
Atualmente, a diretoria de Fiscalização é comandada por Paulo Souza, que também teve o mandato encerrado em 28 de fevereiro de 2023, mas aguarda o sucessor no cargo.
Já Galípolo assumirá o cargo que era do economista Bruno Serra Fernandes, que teve o mandato encerrado em 28 de fevereiro de 2023 e deixou o BC em 27 de março de 2023. Posteriormente, o Diogo Abry Guillen, diretor de Política Econômica, acumulou a função interinamente.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: O Tempo