Homenagem

Érick Jacquin, Mauricio de Sousa e outros: veja os principais famosos que já receberam o título de cidadão paraibano

No último fim de semana, o nome celebrado foi do cartunista, Maurício de Sousa

Arte: Marcelo Jr
Arte: Marcelo Jr

Para que alguém receba o título de cidadão paraibano, é necessário que tenha, ao menos, uma proposta indicada por algum deputado da Assembleia Legislativa da Paraíba(ALPB). Com isso, muitos famosos como o renomado chef de cozinha, Erick Jacquin, foram agraciados com o documento, oficializando assim, sua identificação não apenas com o estado, mas também, com a população e sua cultura.

Famosos que receberam o título de cidadão paraibano

Maurício de Sousa

Sendo o nome mais recente da pauta, o cartunista Maurício de Sousa, no último final de semana, recebeu, por meio de sua filha, Mônica de Sousa, o título de cidadão paraibano, após serviços prestados e identificação com a terra.

Além disso, o criador da turma da Mônica, recentemente, soube que tem raízes na Paraíba, afinal, seus avós nasceram no estado. Porém, Maurício relata que nunca tinha conhecido presencialmente a terra de seus antepassados, fazendo com que a descoberta lhe prendesse a atenção.

Infelizmente, ele não pôde receber o prêmio em primeira mão, mas sua filha comenta o sentimento em levar o título para o pai.

“Me sinto honrada e estou adorando estar em João Pessoa representando o meu pai. Ele tem uma história muito forte com a Paraíba, que deve ser contada. Sei que ele agora se sente paraibano e vai levar na sua alma um pouco dessa sua história”, disse Mônica.

Erick Jacquin

No último dia 14 de março, foi aprovada, por unanimidade, a proposta de autoria do deputado Júnior Araújo, indicando o chef de cozinha francês, Erick Jacquin, para receber o título de cidadão paraibano.

Após morar 30 anos no Brasil, em 2019, afim de tomar a frente da cozinha do Nui 360, Erik assumiu o comando do restaurante localizado na capital João Pessoa. Desde aquele momento, até hoje, o Chef afirma sua paixão pelo estado da Paraíba, divulgando as belezas da terra, além da riqueza gastronômica local.

Reprodução: Internet

“Ser cidadão paraibano é uma coisa extraordinária para mim. Algo que nunca imaginei. A capital é linda. O Estado é maravilhoso e bem preservado. Todo mundo fala que aqui é um paraíso do Brasil e eu acho que é verdade. Então, ser cidadão paraibano para mim é uma honra muito grande”, declarou

Gabriel Diniz

Em 2019, a propositura de lei, representada pelo parlamentar João Gonçalves, levou ao reconhecimento oficial da cidadania paraibana para o falecido cantor, Gabriel Diniz, natural de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

De acordo com o autor do projeto de lei, a ideia surgiu após perceberem a identificação do artista com a Paraíba.

“Nós homenageamos alguém do povo com a cara do povo. Ele só não nasceu na Paraíba, mas em todo o lugar que vai no Brasil e no mundo, ele diz que é paraibano. Além disso, estamos homenageando alguém que gera empregos de forma direta e indireta em todo o estado”, justificou.

Apesar de ter nascido em outro estado, Gabriel já tinha residência na Paraíba há alguns anos, e, através da honraria recebida, seu vínculo com a terra se tornou mais próximo, já que, passou a ser paraibano legalmente.

“Eu sou muito feliz de morar aqui e ser agora, efetivamente, considerado paraibano, agradecendo a todos que concederam isso, pois minha família e meus amigos são daqui. Gosto demais dessa terra e vou levar o nome da Paraíba sempre comigo”, afirmou

Janeth dos Santos

Natural de Carapicuíba, em São Paulo, a campeã mundial de basquete, em 2018, recebeu o título de cidadã paraibana devido a, principalmente, proporcionar um projeto social em João Pessoa desde 2014, beneficiando, no processo, mais de 500 crianças e adolescentes entre os sete e 17 anos.

A homenagem, idealizada pelo então deputado Raoni Mendes, reuniu personalidades diversas do mundo esportivo, além de professores do Instituto e crianças e adolescentes beneficiadas pela iniciativa.

Janeth, na ocasião, expressou sua felicidade ao receber a honraria.

“Eu sempre foi bem recebida neste estado, com a demonstração de carinho de todos os paraibanos. Por isso, receber o título de cidadã paraibana é motivo de muito orgulho, um grande estímulo para continuarmos com o trabalho social que desenvolvemos em João Pessoa”, comentou.
Reprodução: Internet

Chico Buarque

De autoria do Deputado Anísio Maia, o projeto de lei que visou reconhecer o cantor da música popular brasileira em cidadão paraibano, entrou em vigor no dia 25 de abril de 2018, sancionada pelo então governador do estado, Ricardo Coutinho, com a justificativa de seu significado e representação para a sociedade brasileira.

“tudo que ele [Chico Buarque] significa para a cultura de nosso povo”, além de que o cantor representa para todos os brasileiros e brasileiras que almejam um país democrático hoje e sempre”.

Mesmo sem viajar muito para esta terra, alguns paraibanos fizeram parte de sua história, contribuindo também, para a criação de músicas e grandes sucessos do artista.

O teatrólogo paraibano Paulo Pontes é uma dessas personalidades, que, através da composição musical, trouxe Buarque para mais perto da Paraíba.

Ao lado de seu parceiro nordestino, Chico escreveu ‘Gota D’água’, espetáculo teatral que, por meio da Civilização Brasileira, em 1975, foi adaptado para o modelo de livro.

Carlinhos de Jesus

Com a propositura da deputada estadual, Cida Ramos, a Assembleia Legislativa da Paraíba, concedeu, ao dançarino Carlinhos de Jesus, o título de cidadão paraibano. Mesmo tendo nascido no Rio de Janeiro, sua história como artista está diretamente relacionada com o estado da Paraíba.

A parlamentar destacou a importância de Carlinhos para o Brasil, e, também, para o estado com o qual se identifica.

“Carlinhos de Jesus ensinou ao Brasil que a gente dança com a alma. Ele foi um dos primeiros artistas a colocar pessoas com deficiência no palco da vida e da dança. Não é à toa que a única deputada estadual do Brasil com deficiência concedeu o título de cidadão paraibano a este brasileiro que é tão importante para a cultura”, disse Cida

Sua relação com artistas da terra remonta aos primeiros anos de sua carreira, afinal, segundo ele, a cantora Elba Ramalho contribuiu para que ele se tornasse o que é hoje.

“Fui apresentado ao mundo pela Paraíba. Antes eu era o Carlinhos das gafieiras do Rio, ninguém me conhecia. Através de Elba (Ramalho), através da Paraíba, é que eu ganhei o mundo”, disse o bailarino em entrevista à TV Cabo Branco. 
Reprodução: Instagram

Geraldo Azevedo

No ano de 2006, Geraldo Azevedo, cantor e compositor pernambucano, foi homenageado com a entrega do título de cidadão paraibano. A então deputada estadual, Iraê Lucena, foi a responsável por propor a iniciativa.

De acordo com documento oficial, as razões para o projeto de lei foram:

“relevantes serviços prestado à nossa terra, através da arte, da música, além do seu compromisso com os ideais de paz e de não-violência.”

Geraldo, assim como Carlinhos de Jesus, tem familiaridade com o estado, após conhecer e trabalhar ao lado de cantores locais, a exemplo de Elba Ramalho e Zé Ramalho.