A Havan é uma das principais anunciantes de emissoras como SBT e RedeTV !, que, em novembro de 2019, acabou instaurando um boicote contra a TV Globo, a principal concorrente. Nos últimos 17 meses, a empresa de Luciano Hang só comprou espaços publicitários em afiliadas da líder de audiência. No domingo (16), porém, a rede reduzida acabou com a suspensão e veiculou um comercial de 60 segundos no Fantástico, um dos intervalos mais valorizados da TV brasileira.
No price de tabela da Globo, uma propaganda de um minuto durante o break do programa jornalístico custa R $ 1.299 milhões para ser colocada em rede nacional – o valor final varia de acordo com a organização entre as empresas. Veja uma mensagem para exposta apenas na Grande São Paulo, principal mercado publicitário do país, o preço é de R $ 248 mil.
A Havan começou a veicular campanhas publicitárias na Globo para todo o Brasil em setembro de 2018, justamente no intervalo do Fantástico. Na ocasião, a empresa de Santa Catarina contratou nomes como Eliana, Celso Portiolli e Ratinho, além de outros artistas que já mantinham parceria com a marca, para serem as estrelas da ação. A também já havia feito merchandising no Encontro com Fátima Bernardes e no É de Casa.
Em 7 de novembro de 2019, Luciano Hang, um dos principais apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, anunciou uma suspensão de contratos publicitários com um Globo por não compactuar com o que ele classifica como “jornalismo ideológico” praticado pela emissora.
No texto, o imposto citou especificamente os jornalísticos Bom Dia Brasil, Jornal Hoje, Jornal Nacional e Jornal da Globo, além da novela Malhação e o Caldeirão do Huck. Veja um trecho da nota abaixo.
“Não compactuamos com jornalismo ideológico e algumas programações da Rede Globo nacional e estamos sendo cobrados pela sociedade e nossos clientes. Enquanto esses programas prestarem um desserviço à nação e esforço contra os valores da família brasileira, não iremos anunciar. Por ora, manteremos nossas propagandas nas afiliadas e jornais locais, que ainda informam a sociedade de forma mais isenta e conservadora.”
A reportagem questionou a Havan se os anúncios no Fantástico do último domingo foram pontuais ou se a empresa voltará a comprar espaços na Globo nacional de forma regular. Em nota, uma rede informada informou que não iria se manifestar sobre o caso.
Em 2019, a emissora havia soltado um comunicado sobre o boicote: “A Globo acredita que entrega para as marcas anunciantes as melhores oportunidades de conexão com seus públicos e tem por princípio não comentar nenhuma decisão e / ou estratégia de mídia de seus parceiros”.
Luciano Hang no Fantástico
No vídeo, aplique no break da revista eletrônica, Luciano Hang apareceu em um dos setores de uma de suas lojas e estava que estava recebendo mensagens estranhas. Na sequência, um ser alienígena virtual surgiu para dizer que “em toda a galáxia” não há nada igual às lojas da Havan. O empresário compartilhou o vídeo da campanha “Uma loja de outro mundo” em seu Instagram pessoal.
Nos comentários, alguns seguidores o questionaram sobre o alto investimento feito em publicidade na Globo. “Pô, Luciano Hang, propaganda na #GloboLixo, intervalo do Fantástico. Tava zapeando os canais e casualmente vi”, lamentou Antônio Duarte. “Falou que não faria mais propaganda na Globo. Tem comercial da sua loja na Globo. O que houve?”, Questionou Gian Paris, que ficou sem resposta.
Ao lado do Jornal Nacional e da novela das nove, o Fantástico é considerado uma grife pelo mercado publicitário . As agências orientam os empreendimentos anunciantes a lançarem grandes lances nos intervalos de distância , para terem um alcance maior pelo país.
De acordo com dados da ferramenta Google Trends, que aponta como pesquisas feitas por usuários na web, o nome da Havan registrou mais do que o dobro de buscas nos dois momentos em que as propagandas foram veiculadas no Fantástico. Veja a imagem abaixo:
Confira abaixo a nota de Hang, em 7 de novembro de 2019, e o comercial que foi ao ar na Globo:
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Fonte: UOL
Créditos: Polêmica Paraíba