Criado pelo Sistema Hapvida em parceria com a Maida.health, empresa do mesmo grupo, a teleconsulta por vídeo foi uma forma encontrada pela operadora para dar suporte seguro aos beneficiários, sem exigir a presença física nos pronto atendimentos e consultórios nesse momento de combate ao coronavírus. Por meio de inteligência própria em telemedicina e plataformas já existentes no mercado, o Hapvida acaba de atingir a marca de mais de 21 mil atendimentos realizados desde que o serviço foi lançado, em abril. Diariamente, são feitas cerca de mil orientações médicas por teleconsulta referente a Covid-19 por dia, sem nenhum custo adicional aos clientes.
Dentre os atendimentos realizados, apenas 5% precisou recorrer a alguma unidade física da rede de saúde, configurando casos de maior urgência. Os demais pacientes seguiram os protocolos indicados pela plataforma e foram atendidos remotamente, de forma customizada, por médicos, enfermeiros, psicólogos e nutricionistas da rede credenciada. Dessa forma, o Hapvida consegue realizar atendimentos eletivos (não relacionadas à Covid-19) que, de outra forma, teriam sido cancelados devido a preocupações de exposição ao vírus.
“Investimos em tecnologia nas mais diversas áreas da medicina para o enfrentamento da pandemia. A nossa ideia foi dar um suporte a mais para os clientes e evitar a ida desnecessária para uma unidade hospitalar quando apresentar sintomas que podem ser tratados em casa. Vale reforçar a recomendação do Ministério da Saúde de só ir ao hospital ou pronto atendimento em casos de urgência para evitar contágio com outras doenças”, diz o diretor corporativo de telemedicina do Sistema Hapvida, José Luciano Monteiro.
O serviço funciona todos os dias, 24h. O paciente interessado neste tipo de consulta deve acessar o portal https://marcacaoconsulta.
Panorama Telecovid Sistema Hapvida
- Total de atendimentos, mais de 21 mil
- UmA média de 800 a 1100 consultas por dia
- Uma média de 10% dos atendimentos diários são diagnosticados com a Covid-19
Tecnologia que salva vidas – A Maida.health, empresa do Sistema Hapvida, foi a primeira empresa brasileira a realizar regulação médica por Inteligência Artificial em medicina de grupo, o fato aconteceu em janeiro de 2020. Esta plataforma, desenvolvida em parceria com o Ministério da Saúde, auxilia no diagnóstico de Covid-19 por meio da triagem dos casos de pacientes suspeitos a partir de exames de imagens de raio-x e tomografia computadorizada de tórax.
O uso de exames de imagem, tais como o Raio X e a Tomografia Computadorizada, pode ser um grande aliado na identificação de casos do Covid-19, pois os aparelhos para tais exames estão difundidos no Brasil inteiro e aptos para serem usados, além de terem um baixo custo por exame. Vale ressaltar que a Inteligência Artificial está presente em outros projetos desenvolvidos pela Maida.health, como o Octopus, solução de Inteligência Artificial e Crowdsourcing, que permite que o plano de saúde emita respostas automáticas a solicitações requeridas pelos clientes sob supervisão médica.
Sobre o Sistema Hapvida – Com mais de 6 milhões de clientes, o Sistema Hapvida hoje se posiciona como o maior sistema de saúde suplementar do Brasil presente em todas as regiões do país, gerando emprego e renda para a sociedade. Fazem parte do Sistema as operadoras do Grupo São Francisco, América, Promed e Ame, RN Saúde, além da operadora Hapvida. Atua com mais de 30 mil colaboradores diretos envolvidos na operação, mais de 15 mil médicos e mais de 15 mil dentistas. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente são 39 hospitais, 185 clínicas médicas, 42 prontos atendimentos, 179 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba