O subsecretário de Política Fiscal do Ministério da Economia, Marco Cavalcanti, afirmou na última segunda-feira (25), que o governo federal deve cortar sua projeção para o crescimento do PIB em 2019, hoje em 1,6%.
A revisão, que será a 3ª feita no ano, deve ser apresentada até 22 de julho, prazo para divulgação do relatório bimestral de reavaliação de receitas e despesas relativo ao 3º bimestre.
A previsão atual foi divulgada em maio pelo governo. Está bem distante da registrada pelo mercado. No Boletim Focus publicado nesta 2ª feira, analistas de mercado consultados pelo BC (Banco Central) projetavam alta de 0,87% no ano.
Segundo Cavalcanti, a tendência é que a estimativa do governo se aproxime da feita pelo mercado.
A atividade econômica tem encontrado dificuldade para engatar ritmo de crescimento neste ano. Com isso, as projeções para o PIB vem sendo sucessivamente revisadas para baixo. No início do ano, tanto o governo quanto o mercado esperavam alta de 2,5%.
No 1º trimestre deste ano, o PIB brasileiro ficou no vermelho pela 1ª vez desde o último trimestre de 2016. A queda foi de 0,2%.
Em 2017 e 2018 a atividade econômica cresceu 1,1%, após 2 anos de queda: de 3,5% em 2015 e de 3,3% em 2016.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba