As demandas foram apresentadas no Fórum de Governadores, realizado na sede da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Nacional, em Brasília. Compareceram 24 governadores eleitos –Ronaldo Caiado (DEM-GO), Ratinho Júnior (PSD-PR) e Mauro Carlesse (PHS-TO) foram os ausentes.
Os futuros mandatários apresentaram uma carta com 6 pedidos relacionados à área de segurança pública para o indicado a ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, e o vice-presidente eleito, general Hamilton Mourão. Leia aíntegra.
O encontro foi voltado para a discussão da área de Segurança. Eis 1 resumo dos pedidos feitos para a área:
*apoio ao incremento do Fundo Penitenciário Nacional com a distribuição automática dos recursos;
*recomendar o isolamento de presidiários de facções em presídios federais e solucionar situação dos presos provisório;
*propor enrijecimento aos delitos de corrupção, especialmente oriundos de organizações criminosas;
estimular o incremento da inteligente das ações ostensivas nas fronteiras, fortalecendo a tecnologia para a identificação da entrada de drogas no Brasil;
*incentivar a implantação do Banco Nacional de Impressões Digitais;
promover ações e políticas sociais entre governo federal e Estado com vista a solução de problemas na área de segurança pública.
*Segundo os governadores, Moro recebeu bem as sugestões e sugeriu que seja feito 1 modelo de presídio para que os Estados possam se inspirar para fazerem suas licitações. O futuro ministro também aceitou a proposta de receber o Fórum de Secretários de Segurança Pública dos Estados.
Questionado se a tragédia em Campinas poderia indicar a necessidade de ampliar a política de desarmamento, o governador eleito de São Paulo, João Doria, afirmou que o caso é isolado.
GOVERNADORES ELEITOS PEDEM MAIS RECURSOS
Os governadores eleitos também expressaram preocupação em relação a falta de recursos para a gestão dos Estados.
Pediram que haja distribuição para os Estados dos recursos arrecadados com a comercialização de óleo e gás. Há 1 projeto sobre o tema em tramitação na Câmara. Pelo texto, 30% dos recursos será diretamente distribuída. Atualmente, os recursos vão para o Fundo Social.
“O governo insiste em colocar recursos em 1 Fundo Social para a Educação e Saúde, mas não regulamenta o Fundo. Então o dinheiro fica sempre com o Governo Federal”, disse o governador eleito da Paraíba, João Azevedo.
IBANEIS, DORIA E WITZEL LIDERAM ENCONTROS
Este é o 2º encontro organizado pelo futuros comandantes dos Estados. A organização do evento está sendo encabeçada por Ibaneis Rocha (Distrito Federal), João Doria (São Paulo), Wilson Witzel (Rio de Janeiro).
Em 14 de novembro, os chefes dos Executivos estaduais reuniram-se com o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), o presidente do Senado, Eunicio Oliveira (MDB-CE), e o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes.
Na reunião com Bolsonaro naquele mês, o único governador eleito do Nordeste a participar foi Wellington Dias (PT-PI). No encontro com Moro nesta 4ª, todos os chefes de Executivo da Região compareceram.
Um novo fórum dos governadores deve ser realizado em fevereiro. O grupo pretende torná-lo permanente e fazer encontros mensais ao longo de 2019. Em março, o tema previsto é saúde. Em abril, infraestrutura. E, em maio, educação.
Fonte: poder 360
Créditos: poder 360