O governador do Piauí tem cobrado do governo federal o cronograma detalhado de vacinação contra a Covid – 19 no Brasil. Wellington Dias que coordena no Fórum Nacional de Governadores do Brasil a temática de vacina e preside o Consorcio Nordeste, diz que governo federal precisa dizer o que vai comprar, quanto vai comprar e de quem vai comprar as vacinas para imunização de mais de 220 milhões de brasileiros.
Pois, caso o governo não apresente um cronograma que atenda a demanda de imunização dos mais de 220 milhões de brasileiros, os governadores através do Fórum Nacional de Governadores e Consorcio Nordeste irão se movimentar para comprar as doses necessárias.
Dias tem feito constantemente a cobrança ao Ministério da Saúde.
A gente lembra que através do Consórcio Nordeste já há uma negociação para aquisição de 50 milhões de doses da vacina Sputnik V, cuja eficácia é superior a 90%. Negociação formalizada pelo governo da Bahia. Pois a época em se concretizou intenção o Consorcio Nordeste estava em processo de institucionalização.
Os governadores cobram ainda um afinamento no diálogo do governo brasileiro com o governo da China ( garantindo cronograma de compra e de entrega de doses de IFA – 100 milhões para Butantã e 100 para milhões Fiocruz). Além também, que se abra diálogo com governo da Rússia para que possamos viabilizar a liberação da Sputnik V no Brasil.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba