DIAGNÓSTICO PRECOCE

Geneticista Maria Teresa Rosa detalha programa de ampliação do teste do pezinho; VEJA VÍDEOS

"Desde 2011, da implantação do teste ampliado, nós notamos uma redução nos índices de mortalidade e de internação infantil no distrito federal”

A geneticista Maria Teresa Rosa detalhou nessa terça-feira (13), o programa de ampliação do teste do pezinho realizado nos recém-nascidos. Durante entrevista ao programa Master News, ela falou sobre a importância do diagnóstico precoce para o tratamento de possíveis doenças.

“O programa nacional de triagem neonatal começou em 2001 e atualmente o Ministério da Saúde preconiza que sejam detectadas seis doenças pelo teste do pezinho. Em Brasília, além das seis são diagnosticadas mais doenças devido a uma tecnologia que possibilita o diagnóstico de cerca de 30 doenças pelo teste do pezinho. Desde 2011, da implantação do teste ampliado, nós notamos uma redução nos índices de mortalidade e de internação infantil no distrito federal”.

Teresa Rosa alertou sobre a importância de fazer o teste do pezinho, que por enquanto o teste ampliado só é distribuído na rede particular. O objetivo segundo a especialista, é expandir o acesso para a rede pública para que todos tenham acesso à saúde.

“É muito importante à medida preventiva de saúde que visa à análise precoce de várias doenças e o tratamento precoce dessas doenças vão possibilitar prevenção de sequelas e de incapacidades”.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba