O vice-presidente Hamilton Mourão atribuiu, nesta manhã, a vitória do senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) na disputa para a presidência do Senado à articulação do ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. “Foi um excelente trabalho do ministro Onyx, muito bem feito, ele está de parabéns”, declarou, ao chegar nesta manhã ao seu gabinete na vice-presidência.
A declaração de Mourão desconstrói o argumento de Onyx de não interferência do governo nas eleições para as Mesas Diretoras das duas Casas. Durante todo o tempo, Onyx negava qualquer interferência do Palácio do Planalto na eleição das duas Casas legislativas. Nos bastidores, entretanto, Onyx e a cúpula do DEM – o presidente da sigla, o prefeito de Salvador ACM Neto, e o governador de Goiás e ex-senador, Ronaldo Caiado -, reforçaram a articulação pela vitória do correligionário.
Alcolumbre venceu o páreo após dois dias de intenso debate, marcado pela “confusão” – na definição de Mourão – em que senadores quase chegaram às vias de fato, e a urna contabilizou 82 votos, em uma Casa formada por 81 integrantes. Ao fim, após a renúncia do principal adversário, Renan Calheiros (MDB-AL), Alcolumbre obteve 42 votos.
Fonte: Valor Econômico
Créditos: Andrea Jubé e Carla Araújo