'Fora, Povo!' - Por Ilimar Franco

Eduardo Cunha restringiu entrada de visitantes no Congresso Nacional

fila congressoAs pessoas comuns são as principais vítimas das badernas patrocinadas por militantes políticos, de todas as matizes, dentro do Congresso Nacional. Elas não poderão mais serem levadas por parentes ou amigos para visitar a Casa do Povo. O radicalismo do confronto entre militantes, atores políticos acorrentados em pilares, cenas de violência e desrespeito às regras do Congresso e os excessos, tais como jogar dólares ou ratos nos deputados, levaram a um ‘Fora, Povo!’.

O povo foi colocado, por esses grupos, para fora da Casa do povo.

As milhares de pessoas comuns que chegam a Brasília para visitar parentes, e amigos, não poderão mais entrar nos seus prédios, nem conhecer seus plenários e salões. O Congresso é um dos pontos turísticos obrigatórios da cidade. A partir de agora, a Câmara e o Senado só aceitarão visitas guiadas e programadas. A nova regra valerá também para feriados e finais de semana. O presidente do Senado, Renan Calheiros, conforme assessoria de imprensa, explica por que, a Câmara e o Senado, tomaram essa decisão:

— “Esses fechamentos recentes têm relação com a ação dos manifestantes acampados no gramado em frente ao Congresso, e com a possibilidade de choque entre membros de grupos antagônicos”.

A militância sem freios desses grupos, conforme informação reproduzida abaixo, produziu uma espécie de ‘Fora, Povo!’.

———

Prezada jornalista Amanda Almeida, do Jornal O Globo,

“Conforme solicitado em 04/11/2015, a Assessoria de Imprensa do Senado Federal tem a informar o que segue:

As visitas guiadas no âmbito do Senado foram suspensas nos dias 30 e 31 de outubro e 1 e 2 de novembro, conforme determinação da Polícia Legislativa, cuja prerrogativa de suspensão do acesso de visitantes, quando julgar necessário, está respaldada no Ato 14 da Comissão Diretora do Senado, de 2005. A Câmara dos Deputados tomou a mesma decisão.

Esses fechamentos recentes têm relação com a ação dos manifestantes acampados no gramado em frente ao Congresso, e com a possibilidade de choque entre membros de grupos antagônicos.

Nos últimos dias 3 e 4 de novembro, o Programa de Visitação atendeu aos grupos previamente agendados. A previsão para esta quinta e sexta é manter esse mesmo modelo de atendimento. Neste final de semana, dias 7 e 8 de novembro, a visitação também estará suspensa no Senado.

Atenciosamente,
Assessoria de Imprensa do Senado Federal”

 

O Globo