A filósofa e escritora Marcia Tiburi desativou sua conta na rede social Facebook nesta sexta-feira (27). De acordo com escritora, o excesso de uso das redes sociais tem prejudicado as pessoas.
Leia a justificativa na íntegra:
Tchau, Facebook.
Queridos seguidores,
eu decidi deixar o Facebook hoje. Faz tempo que tenho essa vontade. Não consigo usar muito bem e já tive muitas situações terríveis de ameaças de morte e vilipêndio de todo tipo por aqui. Além disso, a meu ver temos redes demais e essas tantas redes não tem ajudado muito as pessoas em seu desenvolvimento pessoal, social e espiritual. Os donos das redes estão cada vez mais ricos enquanto muita gente dá sinais de transtornos emocionais e éticos graves por excesso de uso de redes sociais.
Desconfio que o FB desenvolve uma relação abusiva com seus usuários. Muitas pessoas passaram a viver o todo de suas vidas por meio dessa rede. Isso não é saudável. Além disso, quem viu aquele documentário chamado “O grande hackeamento” sabe do que estou falando. Então, veja se não é hora de fazer o mesmo.
Eu tenho usado o Instagram, talvez continue a usar. Vou avaliar. Parece um sistema mais leve, menos exigente no esforço de acompanhar protocolos e demandas. Mas até quando? Vou avaliar o grau de “toxicidade” daquela rede e decidir. O mesmo em relação ao Twitter que me parece bem problemático também. O
FB já deu mil provas do envenenamento de que é capaz contra pessoas de todas as classes, raças, gêneros e sexos. Aparentemente na condição de usuários das redes sabemos que, na verdade, somos empregados não remunerados, escravos digitais. Isso me faz pensar muito. Já escrevi bastante sobre isso. Espero seguir escrevendo e que vcs me leiam quando acharem que devem: nos livros.
Um abraço pra quem vier comigo e outro pra quem achar que está bem por aqui. A imagem abaixo circula por aí, há sem dúvida também muita graça e sabedoria nas redes. Cada um será capaz de avaliar o que lhe convém nesse momento pelo qual passa a humanidade e também nosso país.
De qualquer modo, fica a dica.
Essa conta vai desaparecer em brevíssimo.