As inscrições para o Novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) serão encerradas às 23h59 desta sexta-feira (2). O programa oferece créditos para estudantes cursarem o ensino superior em universidades privadas.
Inicialmente, o prazo final estava previsto para o dia 28 de fevereiro, mas foi prorrogado pelo Ministério da Educação (MEC).
Em nota, Vicente Almeida, diretor de políticas e programas de educação superior do MEC, explicou que “a decisão foi tomada para não prejudicar os candidatos e instituições, uma vez que cerca de 400.000 inscrições ainda se encontram na fase de preenchimento no Sistema de Seleção do Fies”.
Como se inscrever
Os candidatos devem acessar o site http://fiesselecao.mec.gov.br e clicar em “Primeiro Acesso”.
Depois disso, é preciso digitar o CPF e a data de nascimento. O sistema buscará o boletim de desempenho do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pedirá que sejam registrados uma senha de acesso e um e-mail.
Em seguida, o candidato deve entrar em seu e-mail e abrir a mensagem enviada pelo Fies. Haverá um link de ativação para que o estudante possa se inscrever no programa.
Depois de ativar, é preciso retornar ao site do Fies Seleção e clicar em “já sou cadastrado”.
Agora, é só digitar a senha e o e-mail cadastrados.
O candidato precisará preencher os dados pessoais e informar a renda de cada membro de sua família (que more no mesmo domicílio).
Para concluir a inscrição, o estudante deve escolher uma das modalidades do Fies e, em seguida, selecionar até 3 opções de curso.
É possível mudar a opção de curso até o dia 2 de março, quando acabam as inscrições.
O que é conceito de curso no Fies?
O conceito de curso é a nota final de qualidade dada pelo Ministério da Educação (MEC) aos cursos de graduação de instituições de ensino superior credenciadas.
Fonte: G1
Créditos: G1