O dia 29 de junho é marcado pela festividade cristã em memória dos Santos, São Pedro e São Paulo, ambos considerados figuras fundamentais na consolidação do cristianismo desde o Século I. Com isso, no Nordeste houve a união dessa celebração com os festejos juninos, fazendo parte de toda a comemoração regional que compõe o mês de junho. Porém, o que poucos sabem, é que em outras regiões do Brasil, o Santo pescador também é comemorado em forma de costume local; veja os lugares onde a tradição permanece pelo país.
Comemorações mais tradicionais
- Niterói, Rio de Janeiro
Sendo a 103º edição neste ano, como de costume, no sentido religioso, as festividades começam com uma missa solene no dia 29, logo pela manhã, quando os fiéis aproveitam a oportunidade para pedir bençãos e agradecer pela pesca e chuva. Embora o dia do Santo seja no dia 29, os festejos têm início no dia anterior, se estendendo até o próximo domingo(30).
Toda a programação é organizada não apenas pela capela de São Pedro de Jurujuba, como também, pela colônia de pescadores local, umas das mais antigas da cidade.
A procissão é realizada de duas formas distintas, uma terrestre, com os fiéis caminhando pelas ruas da região, além de uma outra não muito comum, mas que faz parte da comemoração, a marítima, quando os pescadores se unem em seus barcos para acompanhar a imagem pelas praias, como a das Pedrinhas.
O show cultural este ano, conta com a presença do cantor Walace Araújo, que vai animar com músicas locais. Além disso, apresentações de quadrilha costumam ser comuns após a solenidade religiosa.
Reprodução: Internet
- Ubatuba, São Paulo
Com 101 anos de tradição, a festa de São Pedro Pescador em Ubatuba, São Paulo, conta, em sua programação, com a procissão marítima, missa campal, leilão de remos, corrida de canoas e muito mais.
Já anunciado pela prefeitura, o diferencial na edição deste ano será a valorização de artistas locais, com mais de 10 shows de bandas garantidos pela cidade, além de apresentações de alguns grupos culturais do município, como caiçaras, indígenas e quilombolas.
A expectativa é de que os festejos comecem já nesta quinta-feira(27), com a procissão das canoas caiçaras e benção do mastro de São Pedro, se estendendo até o próximo domingo(30), intitulado de “Festa da Maricultura”, quando o foco da comemoração será a performance musical dos cantores já definidos, como Leandro César e Juliano.
De acordo com a diretora-presidente da Fundação de Arte e Cultura, Thaila Brito, o objetivo da comemoração é valorizar as raízes e tradições da região.
“Neste ano teremos quatro dias de festa para que a população possa se divertir, valorizando as nossas raízes e cultivando tradições. Para incentivar e perpetuar essas manifestações, nesta edição teremos um dia especial, a sexta-feira com o ‘Encontro de Tradições e Gerações’, quando crianças das nossas escolas municipais serão convidadas para assistirem às apresentações de grupos caiçara, quilombola e indígena – para que tenham a oportunidade de conhecer a riqueza da nossa gente”, comentou a diretora.
- Vitória, Espírito Santo
Começando já nesta sexta-feira(28), a 96º edição da festa de São Pedro em Vitória, no estado do Espírito Santo, está repleta de atrações musicais, como a banda Bonde do Forró, Dudu Nobre e a dupla sertaneja Munhoz e Mariano, além de nomes regionais conhecidos pela população local, como Casaca, Léo Lima e Padre Anderson Gomes.
A cerimônia religiosa será apenas no domingo(30), com uma missa às 8h na Paróquia de São Pedro na Praia do Suá, logo em seguida, será realizada a procissão terrestre em direção à Marinha. Obedecendo o cronograma, às 10h ocorrerá a tradicional procissão marítima que sai da Praça do Papa rumo à Ilha do Príncipe.
Procissão Marítima de São Pedro(Fernando Madeira)
- São Pedro, São Paulo
A 131º edição da festa de São Pedro, no município de mesmo nome, está marcada para acontecer entre os dias 28 e 30 deste mês de junho, contando com atrações culturais diversas desde o primeiro dia de abertura, com a orquestra de violeiros e apresentação de quadrilha.
Quanto a programação religiosa, a novena dedicada ao Santo padroeiro tem seu último dia de celebração nesta sexta-feira(28), às 19h. Já a missa solene, prevista para ocorrer no dia 29, irá incluir também, a tradicional procissão e a benção do mastro de São Pedro.
No último dia de festa, a Missa Sertaneja será realizada às 9h, seguida da benção do bolo, como de costume na cidade.
O evento dispõe do apoio e divulgação da prefeitura de São Pedro, bem como da montagem de estrutura para shows e iluminação dos palcos, sem falar nos inúmeros voluntários que contribuem para a realização do trabalho de organização dos festejos.