Circula nas redes sociais uma publicação afirmando que atletas brasileiros levantaram uma faixa contra o presidente Jair Bolsonaro ao receberem suas medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
Título de conteúdo que, até as 17h do dia 12 de agosto de 2019, tinha sido compartilhada mais 2,8 mil vezes no Facebook
FALSO
O título da publicação analisada pela Lupa é falso. As imagens foram extraídas da transmissão oficial dos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, e mostram um torcedor brasileiro exibindo uma faixa onde se lê “Fora Bozo”, em alusão ao presidente Jair Bolsonaro. Portanto, não são “atletas brasileiros”, mas sim torcedores.
O vídeo de apenas cinco segundos que consta na publicação é de uma das premiações da natação. Mas o título da publicação também está errado com relação à medalha recebida pelo atleta brasileiro. O nadador Breno Correia ganhou a prata na prova dos 200 metros livre, e não o ouro, como diz o título. Correia conquistou outras quatro medalhas no Pan, em disputas de revezamento.
Nesta edição dos jogos Pan-Americanos, o Brasil foi o segundo país com mais medalhas – 171, sendo 55 ouros, 45 pratas e 71 bronzes. É a melhor participação do país na história dos jogos, com recorde de medalhas. Os Estados Unidos, com 293 medalhas (120 ouros, 88 pratas e 85 bronzes), ficaram em primeiro.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook
Fonte: Yahoo!
Créditos: Yahoo!