Com quase 1 milhão de casos suspeitos de dengue registrados desde o início do ano, o país enfrenta uma crise de saúde pública preocupante, com 195 óbitos confirmados e outros 672 em investigação, conforme os últimos dados do Ministério da Saúde. Com a escassez de vacinas contra a epidemia, tanto na rede pública quanto na privada, a população tem buscado em massa os repelentes como forma de se proteger da doença.
Segundo dados da Linx, empresa especializada em softwares para o varejo, a venda de repelentes aumentou significativamente nas farmácias nos primeiros dois meses do ano, com um aumento de 26,4% em volume e 45,5% em faturamento em comparação com o mesmo período do ano anterior. Essa alta na demanda refletiu em uma variação média de 15% nos preços.
No entanto, os principais fabricantes não estavam preparados para um aumento tão expressivo e agora temem que haja escassez do produto nas prateleiras. O motivo dessa preocupação é a dependência da matéria-prima importada, cujo tempo de chegada ao país pode variar entre 30 e 150 dias.
Saiba quas matérias primas são essenciais para a fabricação do repelente
Existem três princípios ativos usados nos repelentes, todos vindos do exterior: icaridina, um ativo de origem natural e de maior eficácia, que proporciona até 10 horas de proteção; deet (dietiltoluamida), o ativo mais antigo, de origem química e inflamável; e o IR 3535, ativo da multinacional Merck.
Notícias Relacionadas
Saiba mais
INSS suspende bloqueio de benefícios por falta de prova de vida
O Ministério da Previdência Social (MPS) anunciou nesta sexta-feira (17) uma nova portaria que suspende o bloqueio de benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) por falta de prova de vida por um período de seis meses, a contar de 1º de janeiro de 2025. A medida poderá ser prorrogada por mais seis meses, conforme a necessidade. A Portaria 83, publicada no […]
Acompanhamento
Após detectar tumor no pâncreas, jornalista Léo Batista é internado na UTI de Hospital no Rio de Janeiro
O jornalista Léo Batista, de 92 anos de idade, após detectar tumor no pâncreas, acabou sendo internado na UTI do Hospital Rios D’Or, no Rio de Janeiro. Segundo informações do boletim médico desta sexta-feira(17), o jornalista deu entrada no dia de janeiro por conta de um caso de desidratação e dor abdominal. “Após a realização […]
Fonte: R7
Créditos: R7