Com quase 1 milhão de casos suspeitos de dengue registrados desde o início do ano, o país enfrenta uma crise de saúde pública preocupante, com 195 óbitos confirmados e outros 672 em investigação, conforme os últimos dados do Ministério da Saúde. Com a escassez de vacinas contra a epidemia, tanto na rede pública quanto na privada, a população tem buscado em massa os repelentes como forma de se proteger da doença.
Segundo dados da Linx, empresa especializada em softwares para o varejo, a venda de repelentes aumentou significativamente nas farmácias nos primeiros dois meses do ano, com um aumento de 26,4% em volume e 45,5% em faturamento em comparação com o mesmo período do ano anterior. Essa alta na demanda refletiu em uma variação média de 15% nos preços.
No entanto, os principais fabricantes não estavam preparados para um aumento tão expressivo e agora temem que haja escassez do produto nas prateleiras. O motivo dessa preocupação é a dependência da matéria-prima importada, cujo tempo de chegada ao país pode variar entre 30 e 150 dias.
Saiba quas matérias primas são essenciais para a fabricação do repelente
Existem três princípios ativos usados nos repelentes, todos vindos do exterior: icaridina, um ativo de origem natural e de maior eficácia, que proporciona até 10 horas de proteção; deet (dietiltoluamida), o ativo mais antigo, de origem química e inflamável; e o IR 3535, ativo da multinacional Merck.
Notícias Relacionadas
Na Web
Na Amazônia, Joe Biden caminha em direção à floresta e vira meme
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, virou alvo de internautas após um pronunciamento que fez em Manaus. A fala do líder norte-americano foi encerrada e, logo em seguida, ele caminhou para dentro da Amazônia. A atitude de Biden levou internautas a se divertirem. Eles brincaram que o presidente dos EUA estaria perdido na Floresta Amazônica e […]
“I Hate It Here”
Fuvest 2025: música de Taylor Swift cai na prova; entenda polêmica
A primeira fase da Fuvest 2025, processo seletivo que dá acesso aos cursos da USP (Universidade de São Paulo), ocorre neste domingo (17). Entre as surpresas da prova apontadas por candidatos no X (antigo Twitter) está uma canção da cantora Taylor Swift, 34. A letra de “I Hate It Here” foi usada na prova para discutir insatisfação social e expectativas, conectando cultura pop à […]
Fonte: R7
Créditos: R7