Circula nas redes sociais um vídeo no qual um grupo de pessoas coloca uma pedra preciosa na caçamba de uma caminhonete. Na legenda, é dito que se trata de uma apreensão do Exército. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa
FALSO
A pedra que aparece no vídeo analisado pela Lupa não foi apreendida por militares brasileiros. Em nota, o Centro Comunicação Social do Exército diz que “desconhece totalmente os fatos mencionados no referido vídeo”, e que “não há elementos [no vídeo] que fazem referência à atuação do Exército Brasileiro”. Tampouco há qualquer evidência da participação de ONGs no transporte da pedra, ou de que o vídeo tenha sido gravado na Amazônia.
Outras versões do mesmo vídeo mencionam ainda que a pedra preciosa seria um diamante. Essa afirmação é ainda menos plausível. O maior diamante bruto da história, o Diamante Cullinan, foi encontrado em 1905, na África do Sul, e pesava somente 621,35 gramas. Ou seja, a pedra mostrada no vídeo pesa 4 mil vezes mais.
Essa informação também foi verificada pelos sites Boatos.org e E-Farsas.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.
Veja vídeo:
https://www.facebook.com/jorgeleias.leias/videos/2241736105935037/
Fonte: Yahoo Notícias
Créditos: Polêmica Paraíba