Os municípios de Campina Grande, Patos, Quixaba, São José de Espinharas, Pombal e Cajazeirinhas vão contar com o apoio de tropas federais para reforçar a segurança do pleito neste segundo turno, garantia da ordem pública e cumprimento das decisões judiciais. Os homens do Exército começam a chegar a partir de hoje nessas cidades, onde ficarão à disposição dos juízes eleitorais, responsáveis pela requisição, com 48 horas de antecedência da realização domingo, até o final da apuração.
Em Campina Grande, que conta com o papoio desde o primeiro turno, o pedido foi formulado pelas quatro juízas das zonas eleitorais, como medida preventiva e pelo histórico do acirramento da disputa eleitoral no município. Para este segundo turno, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o envio de tropas federais para a 28ª Zona Eleitoral de Patos, que compreende também os municípios de Quixaba e São José de Espinharas, bem como para Pombal e Cajazeirinhas, que integram a 31ª Zona.
O juiz Ramonilson Alves Gomes, responsável pela propaganda eleitoral de Patos e titular da 28ª Zona, disse que aguarda a chegada do reforço em sua jurisdição hoje e definirá quais serão as principais áreas de atuação. “As tropas ficarão à nossa disposição. Vamos definir ainda quais serão os pontos estratégicos e, se além de Patos, irão atuar também em São Jose e Quixaba. Já que a requisição foi para circunscrição da 28ª”, comentou.
O argumento do magistrado foi de que houve parcialidade da atuação da Polícia Militar, durante o primeiro turno, em favor de determinada coligação na disputa pelo Governo. Ele solicitou, inclusive, que o reforço seja encaminhado aos três municípios com uma semana de antecedência. Mas o envio só será feito hoje.
Já o envio para Pombal e Cajazeirinhas foi resultado de pedido formulado pela juíza eleitoral substituta da 31ª Zona do Pombal, Isabelle Braga Guimarães, por conta do acirramento da disputa eleitoral neste segundo turno e da necessidade do reforço policial na cidade, para garantir a ordem pública e a segurança no dia da votação.
De acordo com o presidente do TRE-PB, desembargador Saulo Benevides, as tropas federais se apresentarão aos respectivos juízes eleitorais e comecem a atuação. “O TSE nos informou que comunicou oficialmente ao Ministro da Defesa das decisões e solicitou que o envio para estes municípios ocorra com 48 horas de antecedência, do domingo da votação”, revelou o presidente.
Votação no horário local
O presidente do TRE, desembargador Saulo Benevides, lembra aos eleitores paraibanos que o horário de votação no segundo turno das eleições, que acontecerá no, será das 8h às 17h do horário local, uma vez que o Estado não adota horário de verão.
O desembargador ressalta também a importância do eleitor portar um documento com foto. “Embora nos municípios onde a votação é feita com biometria o eleitor possa ser identificado apenas pela digital, nós recomendamos que leve um documento com foto para no caso de por alguma razão a identificação biométrica não se efetivar ele está preparado para se identificar através do documento e votar assinando o caderno de votação”, explicou.
Os mesários devem efetuar oito tentativas de captar a digital do eleitor, caso não seja possível, a urna deve ser liberada para o voto com identificação através de documento com foto e assinatura.
Correio da Paraíba