O ex-deputado federal bolsonarista Daniel Silveira está preso desde o dia 2 de fevereiro de 2023. Após mais de um ano de penitenciária, o extremista de direita se tornou faxineiro da cadeia e até tem lido livros para tentar reduzir sua pena.
O criminoso foi condenado em abril de 2022 a oito anos e nove meses de reclusão, em regime inicial fechado, pelos crimes de ameaça ao Estado Democrático de Direito e coação no curso do processo.
Ele recebeu perdão presidencial de Jair Bolsonaro, mas a ação foi anulada pelo STF em fevereiro de 2023. Desde então, ele vive no Complexo Penitenciário de Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Uma reportagem do jornal O Globo afirma que Daniel Silveira virou faxineiro da cadeia para tentar reduzir sua pena por bom comportamento.
Além de faxinar a penitenciária, Silveira também fez cursos para aprender alguma coisa. Até o momento, fez seis disciplinas, incluindo Direito e Economia.
O condenado também leu seis livros no período, incluindo ‘Crime e Castigo’, de Dostoiévski, e ‘A Revolução dos Bichos’, de George Orwell, segundo sua esposa e advogada.
Curiosamente, em seu pedido de defesa no ano de 2022, os advogados de Silveira citaram a frase “a tolerância chegará a tal ponto que as pessoas inteligentes serão impedidas de fazer qualquer reflexão para não ofender os imbecis” e erroneamente atribuíram ao escritor russo. Quem sabe, agora, ele pode descobrir que Fiódor Dostoiévski nunca disse isso
Silveira chegou a pedir para responder em liberdade nesta semana para o Supremo Tribunal Federal, mas seu pedido foi negado. Ainda restam alguns anos para sair de Bangu.
Fonte: Polêmica Paraíba com fórum
Créditos: Polêmica Paraíba