Investigações

Estudante de Medicina que fraudou sistema de cotas na UFPB tem matrícula cancelada

A Justiça Federal determinou o cancelamento da matrícula de um estudante de Medicina que fraudou o sistema de cotas para ingressar no curso.

Foto: Angélica Gouveia/UFPB
Foto: Angélica Gouveia/UFPB

A Justiça Federal na Paraíba determinou o cancelamento da matrícula de um estudante de Medicina na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que fraudou o sistema de cotas para ingressar no curso.

A ação foi impetrada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), após investigação da Polícia Federal.

O estudante foi indiciado pelos crimes de estelionato e falsidade ideológica. Conforme a Justiça, em 2017 ele apresentou um certificado de conclusão do Ensino Médio emitido pelo Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Ceeja) Profª. Tereza Donato de Araújo, situado em Marabá (PA).

No entanto, o jovem já havia concluído o Ensino Médio no ano anterior, quando estudava no Colégio Delphus, em Paraupebas, também no Pará.

“Esta certificação de conclusão do ensino médio pelo Ceeja é nula, já que claramente contrária à diretriz legal, que prevê que os cursos e exames supletivos sejam direcionados aos jovens e adultos que não tiveram acesso ou continuidade de estudos na idade própria”, explica a decisão, assinada pela juíza Cristiana Mendonça Lage.  

De acordo com o texto da decisão, Leonardo estava perto de terminar o curso – ele ingressou no primeiro semestre de 2018 e já estava fazendo o internato médico, com previsão de término em junho de 2024.

Ao deferir o pedido de medida cautelar, a juíza proibiu o estudante de frequentar aulas e prestar exames, bem como solicitou à UFPB que desconsidere as atividades discentes do semestre 2023.2 e não conceda colação de grau ao denunciado.  

O estudante ainda poderá recorrer da decisão em um prazo de 10 dias, contados a partir da última terça-feira (2).

Portal Correio