Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), apontam que em média 800 mil pessoas cometem suicídio todos os anos, sendo a segunda maior causa de morte entre os jovens, ficando atrás de acidentes de trânsito.
A cada 45 minutos, uma pessoa comete suicídio no Brasil. A cada 10 segundos há uma tentativa e a cada 40 segundos uma pessoa comete o suicídio, no mundo.
O Setembro Amarelo não é só um mês de prevenção ao suicídio. Mas, sim um mês de valorização a vida. Sendo uma campanha existente desde 2015, aqui no Brasil, conta com o apoio da Associação Brasileira de Psiquiatria e do Centro de Valorização a Vida (CVV).
Segundo a psicóloga, Renata Toscano, durante o mês de setembro, acontecem muitos movimentos e ações voluntárias, de conscientização, promovidos dentro de empresas e nas ruas.
O suicídio ainda é pouco falado, e é tido como um tabu. No dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, 10 de setembro, o Polêmica Paraíba traz uma entrevista com a psicóloga, Renata Toscano, para se aprofundar no assunto.
Confira entrevista na íntegra:
Fonte: Adriany Santos
Créditos: Adriany Santos