Já são mais de 5 milhões de inscritos. Quem não se candidatou tem até às 23h59.
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 podem ser realizadas até hoje, às 23h59, de acordo com o horário de Brasília, na Página do Participante. Mais de cinco milhões de pessoas já se candidataram, entre elas a estudante Lara Gisele, de 17 anos. “Estou me preparando para a prova desde o início do ano porque espero alcançar uma boa nota e ser aprovada no meu curso”, afirma.
Ainda este ano, Lara finaliza o 3º ano do Ensino Médio e precisa se dividir entre as demandas escolares e a preparação para o Enem que inclui a rotina de estudos em casa e a utilização de materiais complementares para fixar os conteúdos. O objetivo dela é participar do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) em 2020 e ingressar no curso de Medicina. “No meu 1º ano do Ensino Médio, tive uma professora nova de Biologia e, a partir daí, passei a ter um apreço maior pela disciplina. E eu sempre gostei de ajudar as pessoas. Então, acho que iria muito bem no curso”, destaca.
A conclusão do Ensino Fundamental foi realmente um divisor de águas para a estudante, que chegou a considerar fazer uma graduação em Ciências Exatas. “Gostava muito de matemática, mas senti que faria Engenharia somente por ter uma facilidade maior na matéria e não porque eu realmente gostava, como é o caso de Medicina”, relembra.
Como o SiSU permite o cadastro de até duas opções de vagas, Gisele considera como segunda escolha a graduação em Biomedicina. Para o Enem, a estudante está confiante no bom desempenho também em Química, mas reconhece que será necessário dedicar uma atenção especial a disciplinas como Física e História.
Inscrição no Enem
Independentemente de ter feito o pedido de isenção do Enem 2019 e ter sido contemplado com o benefício, todos devem fazer a inscrição na Página do Participante. A Guia de Recolhimento da União no valor de R$ 85 deve ser paga até o dia 23 de maio.
A prova do Enem será aplicada em dois domingos consecutivos, nos dias 03 e 10 de novembro de 2019. As questões de Ciências Humanas e de Linguagens serão aplicadas no primeiro dia, assim como a Redação. Já do segundo dia, os participantes serão avaliados em Ciências da Natureza e Matemática. Os gabaritos devem ser publicados até 13 de novembro.
Acesso ao Ensino Superior
Além do SiSU, o acesso ao ensino superior com a pontuação obtida no exame é possível por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do convênio firmado pelo governo brasileiro com universidades de Portugal. O Fundo de Financiamento (Fies) também é uma opção.
Fonte: Agência Educa Mais Brasil
Créditos: Agência Educa Mais Brasil