Espelhos, flores, iluminação LED, torneira automática com sensor de proximidade e até ar-condicionado. Esses são alguns dos itens presentes em banheiros químicos de luxo, usados em eventos de alto padrão, como shows, casamentos, festas de fim de ano e até aniversários de criança.
O preço da locação varia entre R$ 1.000 e R$ 4.500 por dia. O valor depende da quantidade de banheiros, dos suprimentos e do período em que o equipamento ficará no evento, segundo dois empresários ouvidos pela reportagem do UOL. A diária de um banheiro químico comum na capital paulista custa, em média, R$ 350.
Faltava banheiro para atender celebridades
A BanheiroVip, em São Paulo, foi criada pelo empresário Francisco Costa, 48, no final de 2008. Na época, ele atuava com produção de comerciais para televisão e cinema.
“No trabalho, eu sempre esbarrava na falta de estrutura para atender celebridades. Descobri, então, que nos Estados Unidos e na Europa existiam banheiros móveis usados em sets de filmagens e eventos de alto padrão, e decidi trazer a ideia para o Brasil”, disse.
O investimento inicial na empresa foi de R$ 700 mil, usados na compra de dois camarins e um carro com banheiros móveis. O negócio, segundo o empresário, levou dois anos e meio para começar a dar lucro. Hoje, segundo ele, o faturamento mensal ultrapassa R$ 250 mil. O lucro não foi revelado.
Caixas seladas evitam mau cheiro
A empresa aluga, em média, 250 portas de toalete por mês em todo o Brasil. São seis modelos diferentes, com acessórios como espelhos, ar-condicionado, sabonete líquido, enxaguante bucal e fraldário, entre outros. Há cabines pequenas, com 80 cm por 1,10 m, e grandes, que chegam a ter 1,40 m por 2 m.
O empresário disse que, apesar de o produto ser visto no mercado como banheiro químico de luxo, eles não usam química. “Em vez de controlar o mau cheiro com químicos, há uma caixa selada que veda os dejetos e evita os odores. É uma evolução do banheiro químico”, disse.
O aluguel varia de R$ 1.000 a R$ 1.500 por porta de banheiro, já com frete. O carro-chefe é o Banheiro VIP Duplo, que tem duas cabines (uma porta masculina e outra feminina) e é autossuficiente. “Funciona sem estar ligado à água, esgoto e até mesmo energia”, disse o empresário.
Banheiros podem ser customizados
A empresária Paula Almeida Usier, 36, se inspirou em empresas dos Estados Unidos para inaugurar a WChic, em Campinas (SP), em julho de 2013. O investimento inicial no negócio foi de R$ 1,2 milhão, usados para comprar sete trailers com banheiros. Faturamento e lucro não foram revelados.
Na empresa há apenas um modelo oferecido: um trailer com seis portas de banheiro, que pode ser customizado de acordo com o evento. A diária custa R$ 4.500. O valor também inclui o trabalho de um técnico, responsável por qualquer problema com os acessórios, e o de uma pessoa para fazer a limpeza.
As cabines do trailer, com quatro tamanhos diferentes, não precisam estar ligadas à rede de energia, esgoto ou água. Elas têm torneiras, ar-condicionado, espelhos, odorizador automático de ambiente e produtos como papel de folha dupla para enxugar a mão, sabonete em espumas, fio dental e enxaguante bucal.
Segundo Paula, a empresa faz cerca de 50 locações de banheiros químicos de luxo por mês. Atende Campinas, Vale do Paraíba e litoral de São Paulo, além de Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ). Também oferece franquia.
Confira os dados da franquia fornecidos pela empresa:
- Investimento inicial: R$ 202 mil (inclui taxa de franquia, trailer com seis cabines, taxa de inauguração e capital de giro). O valor da taxa de franquia é de R$ 20 mil para cada 1 milhão de habitantes.
- Royalties: R$ 2.000 por mês por trailer
- Taxa de propaganda: R$ 850 por mês
- Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
- Lucro médio mensal: 23%
- Prazo de retorno: em até 21 meses
O franqueado precisa ter camionete 4×4 para puxar o trailer.
Antes de comprar franquia, veja algumas recomendações de especialistas, como, por exemplo, não investir todo o seu dinheiro no negócio e ler atentamente a Circular de Oferta de Franquia (COF), uma espécie de raio-x da empresa.
Especialista: uso excessivo da palavra “luxo” no mercado
Para a professora da ESPM Gabriela Otto, especialista em mercado de luxo, os empresários conseguiram criar um produto diferenciado dentro de um segmento que tem características populares, que é o de banheiros químicos.
“Vejo que são empresas com produtos premium superinteligentes, que estão comunicando de forma eficiente o que vendem”, afirmou.
Gabriela disse, no entanto, que há uso excessivo da palavra luxo hoje em dia. Segundo ela, muitas empresas usam o termo mais como estratégia de marketing, pois ele chama atenção e ajuda nas vendas. “Mas não é possível elevar tudo a essa categoria. Vejo que há uma tentativa de ‘gourmetizar’ o mundo”, declarou.
Fonte: UOL
Créditos: Lucas Gabriel Marins