O ‘Santuário de Elefantes Brasil’ anunciou nesta quinta-feira (16) a morte da elefanta Lady, que vivia no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), em João Pessoa. De acordo com informações do santuário, Lady foi “humanamente eutanasiada depois de se deitar e não demonstrar qualquer interesse em levantar-se novamente”.
“Havia alguns sinais ao redor de seu corpo de que ela havia se mexido um pouco durante a noite, mas nada indicava que ela tivesse tentado se levantar. Durante todo o tempo em que ela ficou deitada, ela ainda estava lá mentalmente, mas parecia menos responsiva do que qualquer elefante que já vimos que ficou caído por qualquer período de tempo”, escreveu o santuário em um post no Instagram.
Lady chegou a Bica depois de ter sido apreendida em um circo, em 2013. O animal tinha uma doença séria chamada osteomielite, que é uma infecção no osso que causa muitas dores e não tem cura.
Lady foi transferida para o santuário em novembro de 2019, com a justificativa que a elefanta viveria uma “eternidade”. Na época de sua transferência, foi montada uma mega operação para a viagem de mais de 3,2 mil quilômetros – cerca de cinco dias, até que Lady cheguasse ao seu novo lar.
A decisão de retirar Lady da Bica foi da Justiça Federal na Paraíba (JFPB) realizada através de uma audiência de conciliação na Ação Civil Pública que tratava da situação da elefanta. No acordo foi definido à transferência do animal para o Santuário de Elefantes Brasil (SEB), organização não governamental (ONG) localizada no estado do Mato Grosso.
Política ETC