economia de 2,7%

É HOJE: horário de verão termina a meia-noite deste sábado

O horário de verão termina na primeira hora deste domingo (17). À meia-noite, os moradores do Distrito Federal e de 10 estados devem atrasar o relógio em uma hora.

De acordo com a CEB, a redução da demanda no horário de pico foi de 30 megawatts. Ou seja, uma economia de 2,7%. O índice superou a previsão inicial, de 2,2%. No último horário de verão (2017/2018), a redução ficou em 1,7%.

Neste ano, os relógios deverão ser adiantados em uma hora, mais uma vez, de 3 de novembro a 15 de fevereiro de 2020.

Eixão do Lazer

Eixão do Lazer, em Brasília — Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Eixão do Lazer, em Brasília — Foto: Andre Borges/Agência Brasília

A partir de domingo, as seis faixas do Eixo Rodoviário ficam interditadas para veículos das 6h às 18h, de acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF). No horário de verão, o Eixão do Lazer fechava para veículos das 7h às 19h.

Em domingos e feriados, a via é liberada para caminhadas, corridas, pedaladas e entretenimento da população.

Horário de verão mais curto

Este horário de verão foi mais curto que o normal. Até o ano passado, a mudança se iniciava no terceiro domingo do mês de outubro.

Em dezembro de 2017, o presidente Michel Temer assinou decreto que encurtou o período de duração do horário de verão, atendendo a pedido do Tribunal Superior Eleitoral, para que o início do horário de verão não ocorresse entre o primeiro e o segundo turno da eleição.

O Palácio do Planalto chegou a informar que, a pedido do Ministério da Educação, a entrada em vigor do horário seria adiada para dia 18 de novembro, a fim de não prejudicar provas do Enem, mas acabou decidindo manter a data de 4 de novembro.

Relógios fora de hora

As mudanças na data de início do horário de verão chegaram a causar confusão. No dia 15 de outubro, usuários de telefone celular reclamaram da mudança automática do horário em seus aparelhos para o horário de verão.

No Twitter, muitos consumidores reclamaram ter perdido uma hora de sono em pleno retorno de feriado e cobraram explicações da TIM. A maioria relatou ter um iPhone, mas também houve queixas de donos de aparelhos com sistema Android.

Na semana seguinte, mais clientes de operadoras de celular passaram pela mesma situação, em que os relógios de seus aparelhos foram adiantados de forma automática para o horário de verão.

Para evitar esse tipo de problema, é possível bloquear a atualização automática. O usuário deve checar se a função “Data e Hora” do aparelho está no modo de busca automática do horário da rede da operadora.

História

O Horário Brasileiro de Verão foi instituído pelo então presidente Getúlio Vargas, pela primeira vez, entre 3 de outubro de 1931 até 31 de março de 1932. Sua adoção foi posteriormente revogada em 1933, tendo sido sucedida por períodos de alternância entre sua aplicação ou não, e também por alterações entre os Estados e as regiões que o adotaram ao longo do tempo.

Fonte: G1
Créditos: G1