mais uma conquista!

Dra. Tatiana comemora desobrigação da autorização do cônjuge para laqueadura: "Autonomia para a mulher decidir sobre o seu corpo”

A matéria também obriga o SUS a oferecer métodos e técnicas de contracepção previstas em lei em até 30 dias e permite a laqueadura da mulher durante o período do parto

A médica ortopedista, candidata a deputada federal pelo Republicanos, Draª Tatiana Medeiros, comemorou a aprovação do projeto de lei que dispensa a autorização do cônjuge para que as mulheres possam fazer a laqueadura.

A autorização expressa do cônjuge para esterilização estava prevista em uma lei de 1996, e o projeto aprovado nesta quarta-feira (10) derrubou essa obrigatoriedade.
O texto ainda reduz de 25 para 21 anos a idade mínima para que a mulher opte pela esterilização voluntária. A proposta já passou pela Câmara e segue agora para sanção presidencial. A matéria também obriga o SUS a oferecer métodos e técnicas de contracepção previstas em lei em até 30 dias e permite a laqueadura da mulher durante o período do parto.

A médica classificou a lei de 1996 como absurda e ressaltou a importância do projeto aprovado nesta quarta, que traz autonomia para a mulher brasileira, onde ela poderá tomar suas decisões sobre o seu corpo.

“Era uma situação que caracterizava o machismo dentro de uma sociedade que tenta cada vez mais se libertar dessas amarras, que não trazia autonomia para a mulher”, disse.
A médica afirmou que além da saúde pública, uma de suas principais bandeiras será a luta em defesa da saúde da mulher e o combate a violência contra a mulher; por isso ela comemora cada evolução na história das mulheres no Brasil.

Fonte: assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba