fiquem atentos

Divulgação de nota de corte do Sisu 2019 sofre alteração

Candidatos devem ficar atentos às mudanças no Sisu 2019

Divulgação de nota de corte do Sisu 2019 sofre alteração

Com a nota do Enem 2018 em mãos, agora é hora de se inscrever para a primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2019. O primeiro dia de inscrição para o programa começou ontem (22) e foi marcado por reclamações, lentidão no site e novidades. Nesta edição, são ofertadas 235 mil vagas em 129 instituições de ensino do país. As inscrições podem ser feita até sexta-feira (25).

As horas iniciais do primeiro dia foram as mais movimentadas e o volume de acessos gerou congestionamento no site. Segundo a equipe de monitoramento do MEC, houve uma média de duas mil inscrições por minuto. Entretanto, o que mais casou burburinho, foi o fato, das notas de corte do SISU 2019 serem divulgadas quatro vezes por dia: às 7h, 12h, 17h30 e 20h.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), trata-se de “uma novidade testada nesta edição” que será disponibilizada para todos os cursos participantes. O órgão informou ainda, em nota oficial publicada no Instagram, que “a divulgação da nota de corte à meia-noite será mantida até quinta-feira (24)”. As mesmas, podem ser conferidas na página do Sisu, após o candidato acessar o sistema para fazer a inscrição.

Afinal, o que é nota de corte?

A nota de corte é uma referência para ajudar os estudantes a se escreverem em um curso que realmente tenham chances de aprovação, ou seja, a pontuação mínima para a graduação desejada. Em outras edições, o Sisu divulgava, uma vez por dia, depois de 24h de inscrição, uma nota de corte parcial para cada modalidade e curso.

Esse aumento da frequência de divulgação traz mais clareza para o estudante, que pode ver a evolução das pontuações no sistema. Por outro lado, será importante acompanhar o processo seletivo para buscar chances reais de aprovação.

Como a última atualização da nota de corte SiSU 2019 será feita antes do encerramento das inscrições, é importante destacar que trata-se apenas de uma previsão e pode ser diferente ao final do período. Isto acontece porque os candidatos terão até às 23h59 do dia 25 de janeiro para cadastrar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio.

As alterações na nota de corte dividem a opinião de Henrique Rosa. “Eu vejo por dois lados. O primeiro é que os estudantes terão a oportunidade de trocar de curso se verem que aquela opção não vai dar certo. E o outro lado, é que o site vai ficar mais carregado e lento”. Henrique se inscreveu para os cursos de Biblioteconomia e Ciências Biológicas.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil
Créditos: Agência Educa Mais Brasil