pandemia

COVID: Aumento da transmissão ocorre no lazer noturno, aponta Centro de Contingência do Coronavírus

Atualmente, bares só poderão funcionar até as 20h na fase amarela e via delivery ou retirada na fase laranja.

O Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo mirou no lazer noturno ao reformular as diretrizes do Plano São Paulo. Para o comitê que aconselha o governo paulista nas decisões sobre a pandemia, movimentações em bares e festas têm sido um dos principais pontos de transmissão do vírus no último mês.

Atualmente, bares só poderão funcionar até as 20h na fase amarela e via delivery ou retirada na fase laranja.

“Aprendemos que o problema não são os ambientes controlados. O aumento da transmissão ocorre nos bares, no lazer noturno, nas atividades que ocorrem à noite, nas baladas, festas e comemorações. É nesse ponto que o plano mudou consideravelmente”, explicou João Gabbardo, coordenador-executivo do Centro de Contingência.

Com a reclassificação feita nesta sexta pela equipe do governador João Doria (PSDB), 90% da população do estado se mantém na fase amarela, incluindo a capital, enquanto quatro regiões (os outros 10%) estão na laranja: Marília, Presidente Prudente, Registro e Sorocaba.

Estamos pedindo às pessoas que exerçam suas atividades normalmente, com orientações e cuidado. Mas que, a partir de determinado horário, das 20h ou das 22h, as pessoas procurem não participar de nenhum tipo de evento, seja ele bar, restaurante, festa ou comemoração. Todas evidências apontam que é nesses locais que a transmissibilidade da doença ocorre com maior capacidade, maior intensidade.” João Gabbardo, coordenador-executivo do Centro de Contingência

Além das restrições a bares, as duas fases mais restritivas do plano antes da vermelha também têm limites noturnos ao funcionamento de qualquer tipo de comércio, incluindo aí também restaurantes. Na laranja, toda atividade comercial pode se estender apenas até às 20h desde que a ocupação seja limitada a 20% da capacidade do local. Na amarela, o horário limite é às 22h, com até 40% de lotação.

 

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Uol