Profissionais de saúde de Manaus (AM) vazaram um vídeo nesta quinta-feira (16) que mostra cerca de 14 corpos de falecidos por Covid-19 ao lado de pacientes em tratamento. As imagens são do Hospital Pronto Socorro João Lúcio.
A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) informou, por meio de nota, que as imagens são verdadeiras e que, até as 17h, só conseguiu liberar cinco corpos do local.
O vídeo mostra que os cadáveres estão na Sala Rosa da unidade, lugar destinado ao atendimento de pacientes com a Covid-19. A Susam confirma que os óbitos foram de pessoas que não resistiram ao coronavírus.
O Hospital Delphina Aziz, referência do Amazonas para o tratamento de coronavírus, já está com a capacidade máxima. Com isso, outros hospitais estaduais têm recebido pacientes com Covid-19, entre os quais o hospital João Lúcio.
As chamadas “salas rosas” foram instaladas nos pronto-socorros em nove postos de Serviços de Pronto-Atendimento e duas Unidades de Pronto-atendimento da capital. Elas foram criadas para atender um número maior de pacientes.
Na nota, a Susam informou ainda que o Hospital João Lúcio tem recebido pacientes suspeitos de Covid-19 até que seja ampliado o número de leitos do Hospital Delphina Aziz e o Hospital da Nilton Lins entre em operação.
A Susam diz ainda que todos os pacientes que morreram no hospital foram admitidos em estado grave. “Todos os pacientes receberam assistência adequada e manejo clínico de acordo com as suas necessidades, medicação e oxigênio.”
Fonte: Pragmatismo Político
Créditos: Pragmatismo Político