pandemia

COVID-19: Bebê de 3 meses é a vítima mais jovem do coronavírus no Brasil, diz governo do Ceará

Criança tinha uma doença renal pré-existente e faleceu no dia 3 de abril. Ceará registrou 42 mortes por coronavírus até as 9 horas de quarta-feira (8)

Um bebê de 3 meses de Iguatu, interior do Ceará, é o paciente mais jovem a morrer pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil. Segundo a Secretaria de Saúde do Ceará, a criança do sexo feminino tinha uma doença renal pré-existente.

O Ceará registrou, até as 9 horas desta quarta-feira (8), um total de 42 mortes por Covid-19. Além disso, 1.268 pacientes testaram positivo para a doença, conforme dados da Secretaria da Saúde.

De acordo com as secretarias de Saúde dos estados, são 693 mortes e 14.152 casos confirmados até as 9h30 desta quarta-feira.

A bebê cearense morreu no dia 3 de abril em um hospital do município de Iguatu. A criança foi encaminhada à unidade de saúde no dia 30 de março com dificuldades respiratórias e faleceu em decorrência de complicações como bronquiolite e pneumonia, conforme a Secretaria da Saúde de Iguatu.

O exame que detectou o coronavírus foi feito no dia em que a criança faleceu, a partir de amostras de secreções. A Secretaria de Saúde do município confirmou o resultado positivo do teste.

A bebê começou a apresentar sintomas parecidos com os de uma gripe no dia 5 de março e foi levada a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Depois de atendida, a criança voltou para casa com a recomendação do uso de antialérgicos e vitaminas.

Os pais da bebê afirmaram que não suspeitaram da doença porque a menina apresentava problemas de saúde desde o nascimento, quando foi diagnosticada com Síndrome de Bartter – uma alteração nos rins que afeta a taxa de potássio no sangue.

Leia mais em: Bebê de 3 meses do Ceará é o paciente mais jovem a morrer pelo coronavírus no Brasil

Fonte: G1
Créditos: G1