A coordenadora da corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, Vanessa do Egito, disse na manhã desta sexta-feira que as urnas que apresentaram problemas no primeiro turno das eleições já foram substituídas e estão sendo instaladas nas seções eleitorais para a votação de domingo, dia 26.
Em entrevista a Rádio Arapuan, a corregedora disse que 90% dos equipamentos instalados em João Pessoa funcionaram perfeitamente e afirmou que “as urnas que não quebraram não podem ser substituídas porque a legislação determina que elas sejam preservadas; em João Pessoa, 90% das urnas funcionaram bem, isso é muito bom e não justifica que troquemos os equipamentos que funcionaram bem”.
Vanessa do Egito informou que a ordem de votação para o domingo é primeiro voto para governador e depois o voto para presidente da República. Ela destacou que é imprescindível que os eleitores levem consigo documentos com fotos, “mesmo nas seções onde há voto biométrico”.
“O documento de identidade é obrigatório para o cidadão sair de casa e mais ainda no dia das eleições porque se houver problema com o reconhecimento biométrico, o eleitor tem que estar munido de documento com foto para exercer a cidadania de forma tranquila”, informou.
A corregedora pediu ainda que os eleitores fiquem atentos à legislação e não se aglomerarem nos locais de votação, não conversem sobre votos, principalmente, disse ela, se estiverem utilizando cores que façam referência a algum candidato.
“O eleitor pode usar cores que façam referências aos candidatos, mas não pode declarar voto em público, nem empunhar bandeiras, é preciso ter cuidado para não ficar junto de outras pessoas com a mesma cor porque a lei proíbe essa prática”, finalizou.
Polêmica Paraíba