Para aumentar o isolamento social causado pelo novo coronavírus e tentar frear o avanço da doença, estados e municípios decretaram o lockdown. Com a medida, a circulação das pessoas nas ruas ficará restrita. No Maranhão, a medida, que entrou em vigor nesta terça-feira (5) e tem validade por dez dias, é válida para os municípios de Raposa, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Ilha de São Luís. No Estado foram montados 50 pontos de fiscalização e controle.
Já no Pará, segundo estado a adotar a medida, o lockdown passará a funcionar, inicialmente de forma educativa, a partir da próxima quinta-feira (7) até o domingo (10). Depois, as punições em caso de descumprimento serão aplicadas. A determinação é válida para os seguintes municípios: Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Castanhal, Santa Bárbara do Pará, Santa Izabel do Pará, Vigia (nordeste), Santo Antônio do Tauá (nordeste), Breves (Marajó).
Em Fortaleza, capital do Ceará, o sistema será implementado na próxima sexta-feira (8). O tráfego de veículos particulares só será permitido em casos devidamente justificados, mas, para garantir o funcionamento das atividades essenciais, ônibus, táxis, mototáxis e o serviço de transporte por aplicativo funcionarão normalmente. Em Pernambuco, a Prefeitura do Recife não descarta a possibilidade de também adotar a medida.
No Maranhão, os dados mais recentes do Ministério da Saúde mostram que foram confirmados 4.530 casos da doença. No Pará, são 4.472 confirmações e no Ceará 11.470.
Fonte: JC NE
Créditos: JC NE