REAÇÃO DA BANDIDAGEM

CONTRA A INTERVENÇAO FEDERAL: Presos fazem rebelião em cadeia de Japeri, na Baixada Fluminense

As 54 unidades prisionais do estado do Rio estão em alerta desde a última sexta-feira, quando o presidente Michel Temer decretou intervenção federal na Segurança Pública do Rio. Mais cedo, em nota, a Secretaria de Administração Penteinciária informou que a medida foi tomada para evitar possíveis tentativas de fuga.

Câmera de segurança do presídio mostra pátio da unidade tomada por detentos Foto: Reprodução

Presos da Penitenciária Milton Dias Moreira, em Japeri, na Baixada Fluminense, iniciaram uma rebelião na unidade no início da noite deste domingo. Pelo menos quatro agentes penitenciários, um deles chefe de segurança da cadeia, são feitos reféns pelos detentos. Há informações de que alguns presos estão armados.

A Polícia Militar foi acionada para ajudar a conter a rebelião. Mais cedo, alguns presos tentaram fugiram da penitenciária, após a visita de familiares, mas foram contidos.

As 54 unidades prisionais do estado do Rio estão em alerta desde a última sexta-feira, quando o presidente Michel Temer decretou intervenção federal na Segurança Pública do Rio. Mais cedo, em nota, a Secretaria de Administração Penteinciária informou que a medida foi tomada para evitar possíveis tentativas de fuga. Segundo a pasta, “a intervenção abrange todos os setores da segurança pública e, dessa forma, coube ao Secretário antecipar algumas medidas de controle, na intenção de evitar qualquer reação da população carcerária”.

“Uma série de medidas operacionais foram adotadas, com o objetivo de impedir as instabilidadea no sistema carcerário”, finalizou o Secretário de Administração Penitenciária do Rio, David Anthony.

Atualmente, a Penitenciária Milton Dias Moreira possui 2027 presos, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça. A unidade tem capacidade para 884 detentos.

Fonte: EXTRA
Créditos: EXTRA