Os nove estados nordestinos participam nesta terça-feira (6) de uma reunião com a diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para tratar do pedido de uso emergencial e importação da vacina russa contra a Covid-19, Sputnik V.
O Consórcio Nordeste, representado pelos governadores dos nove estados da região, incluindo João Azevêdo (Cidadania), negociou, no início de março, a compra de 37 milhões de doses do imunizante. À época, o ainda ministro da saúde Eduardo Pazuello aprovou a negociação. Essas doses seriam destinadas ao ministério da Saúde para integrar o Plano Nacional de Imunização.
O encontro de hoje está previsto para acontecer no turno da tarde, por vídeo conferência, e a Paraíba será representada pelo secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros.
Em pauta, os representantes dos estados nordestinos devem pressionar o órgão sanitário por mais celeridade no processo que determina a aprovação ou não do uso emergencial do imunizante no País. No último dia 28, a Anvisa suspendeu o prazo de análise do pedido de uso emergencial da vacina alegando “falta de documentos”.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba