
A Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) comemorou, na última segunda-feira (06), uma nova conquista para a arboricultura brasileira, com a protocolização do projeto de lei n° 4309/2021, que propõe a criação da Política Nacional de Arborização Urbana (PNAU).
A PNAU é o resultado de quase dois anos do trabalho de um grupo de trabalho formado por 17 especialistas das áreas de Engenharia Florestal, Engenharia Agronômica, Engenharia, Ambiental, arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Direito e Paisagismo de nove estados da federação, inseridos no âmbito do Comitê Brasileiro de Normalização e Certificação da SBAU.
O texto foi entregue ao Deputado Federal Rodrigo Agostinho (PSB/SP), pelo paraibano e presidente da SBAU, Sérgio Chaves e pelo Coordenador do Grupo de Trabalho Dr. Daniel Caiche. Estiveram presentes os vereadores e presidentes das Comissões de Meio Ambiente das cidades de Ribeirão Preto/SP e São Carlos, Marcos Papa e Djalma Nery e ainda pesquisador Dr. Alessandro Zabotto.
O projeto será analisado pela Câmara dos Deputados e se aprovado trará avanços para a arboricultura brasileira como a obrigatoriedade da elaboração dos planos nacional, estaduais e municipais de arborização urbana; a criação do Sistema Nacional de Informações sobre Arborização Urbana (SISNAU); além do entendimento da Arborização Urbana como uma infraestrutura essencial para a vida nas cidades e direito de todas e todos.
O deputado também acolheu o requerimento da presidência da SBAU para tornar o dia 16 de setembro como Dia Nacional do Arborista.
Em contato com o Polêmica Paraíba, o presidente da SBAU, Sérgio Chaves agradeceu a todas a pessoas envolvidas na criação do projeto, por toda a dedicação.
“Gostaria de agradecer a todas e todos do grupo por acreditarem no projeto e por terem se dedicado tanto. Apesar de estarmos passando por tempos tão difíceis, esse processo de construção da PNAU foi de muita alegria, aprendizado, novas conexões e amizades”, disse Sérgio Chaves.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba