O Natal é uma época de festa marcada pelas tradições. Quer sejam religiosos, familiares ou outros, os símbolos e personagens típicos, como o Papai Noel, são facilmente reconhecidos em todo o mundo. Mas como certos costumes e adereços temáticos se tornaram tão icônicos da data?
Pensando nisso, é interessante rastrear as origens de algumas dessas tradições… Da onde veio essa história de montar árvores de Natal, colocar guirlandas na porta e o próprio Bom Velhinho com suas renas?
As respostas dessas e outras perguntas estão nesta galeria. A seguir, veja curiosidades sobre o Natal!
Papai Noel –
O Papai Noel como o conhecemos hoje foi inspirado por um dos primeiros santos cristãos chamado São Nicolau. São Nicolau era conhecido por ser extremamente generoso e um lendário doador de presentes nas histórias cristãs.
Boneco de gengibre –
Parece que o biscoito de gengibre (gingerbread) é mesmo um clássico… As primeiras receitas conhecidas remontam à Grécia Antiga! Mas a iguaria em forma de bonecos de gengibre é uma tradição mais recente. A Rainha Elizabeth I leva o crédito dessa invenção.
Biscoitos e leite para o Papai Noel –
Em muitos países, as crianças deixam um presente para o Papai Noel, e talvez uma cenoura para Rudolph (a rena do nariz vermelho). Essa tradição remonta à mitologia nórdica. Os pequenos deixavam um lanche para o cavalo de oito pernas de Odin chamado Sleipner. Eles esperavam que isso fizesse Odin parar em suas casas durante suas viagens e deixasse presentes em troca da oferenda.
Árvore de Natal –
As primeiras árvores de Natal foram encontradas na Alemanha. As árvores perenes sempre tiveram um significado especial ao longo da história, mas os devotos cristãos alemães foram os primeiros a decorarem as árvores em suas casas. Pensa-se que o teólogo Martinho Lutero pode ter sido a primeira pessoa a decorar uma árvore à luz de velas, após ser inspirado pelas estrelas cintilando entre as árvores uma noite.