Um deslizamento de terra no Morro do Socó, na rua Colina D’Oeste, em Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo assustou moradores nesta segunda-feira, às 8h27. O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender ao chamado.
O deslizamento não teve vítimas e a Defesa Civil foi acionada. Um vídeo, realizado por moradores, mostra o momento em que um morro desliza e atinge uma casa, que desaba na sequência. Uma viatura foi encaminhada ao local.
De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) há 57 pontos de alagamentos ativos e 51 pontos intransitáveis.
Segundo a Prefeitura de Osasco, a cidade registrou 135 milímetros de chuva na madrugada de segunda-feira. As fortes chuvas também atingiram a capital e municípios vizinhos.
O prefeito Rogério Lins convocou a equipe na madrugada para o Gabinete de Crise, que está instalado no COI (Centro de Operações Integradas), onde há o monitoramento das mais de 300 câmeras espalhadas pela cidade.
Estão mobilizados a Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, agentes de trânsito, equipes de limpeza e manutenção urbana, habitação, assistência social e Fundo Social de Solidariedade na ajuda aos munícipes afetados pelas fortes chuvas.
Além do gabinete no COI, o prefeito e os secretários também estão percorrendo a cidade. As aulas foram suspensas.
“Reiteramos a orientação de não saírem de casa e evitarem área de risco.
A Prefeitura está empenhada e com todo o seu contingente atuando para minimizar os impactos e transtornos causados pela chuva”, declarou o órgão.
Fonte: R7
Créditos: R7