água

Chuva atinge 65 cidades da Paraíba nas últimas 24 horas; João Pessoa registrou 64 milímetros

Pelo menos 65 municípios dos 223 do estado da Paraíba registraram chuvas nas últimas 24 horas, segundo os dados de monitoramento da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). O balanço das chuvas foi divulgado na manhã desta sexta-feira (13) e a maior precipitação aconteceu em Alhandra, na região da Mata da Paraíba, que registrou o número de 76 milímetros.

Em Condado, as chuvas acumularam 70 mm e, em Catolé do Rocha, 69 mm, ambas cidades localizadas na região do Sertão do estado. Na cidade de João Pessoa, o índice pluviométrico atingiu a marca de 64 mm.

Mapa da Paraíba – Reprodução Site da Aesa

O menor índice foi registrado em Caiçara, na região do Agreste, com 1,2 mm. Na quinta-feira (12), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou a previsão de chuvas, indicando o sinal de alerta para descarga elétricas e rajadas de vento para áreas do Litoral, Mata e Agreste do estado.

A previsão permanece até às 23h59 desta sexta-feira (13). Os índices pluviométricos podem variar com chuvas entre 20 a 50 milímetros.

Municípios com maior registro de chuvas

Alhandra – 76 mm
Condado – 70 mm
Catolé do Rocha – 69 mm
João Pessoa – 64 mm
Cajazeiras – 61 mm
Brejo do Cruz – 60 mm
São Bentinho – 59 mm
São José de Princesa – 56 mm
Monte Horebe – 51 mm
Tavares – 51 mm

Recarga hídrica

O açude Epitácio Pessoa, mais conhecido como Boqueirão, ultrapassou nesta sexta-feira a marca de 103 milhões de metros cúbicos de água, o equivalente ao percentual de 25% de sua capacidade hídrica total. O manancial é responsável pelo abastecimento de Campina Grande e outros 18 municípios do Agreste.

Na região do Sertão, o açude Coremas, maior reservatório do estado, atingiu o total de 84.878.619,84 milhões de metros cúbicos de água e ultrapassou a marca de 14%, considerando toda sua capacidade hídrica. O manancial em janeiro deste ano chegou ao nível 3,97%, acumulando menos de 24 milhões de metros cúbicos de água.

Já o açude Engenheiro Ávidos em Cajazeiras, também na região do Sertão, está com mais de 43 milhões de metros cúbicos de água, cerca de 17% de sua capacidade total,  quase o dobro do volume registrado no dia 5 de abril, quando o reservatório tinha apenas 22 milhões de metros cúbicos de água.

Situação Crítica

Apesar das chuvas registradas desde o início de janeiro na Paraíba, 72 reservatórios dos 127 monitorados pela Aesa estão com menos de 20% da capacidade hídrica total. Destes, sete estão com 0% do volume de água. Outros 45 açudes estão com o índice hídrico acima de 20%.

Fonte: Jornal da Paraíba
Créditos: Jornal da Paraíba