Já faz um tempo desde quando a erva para gato, também conhecida como catnip em inglês, ganhou espaço nas prateleiras dos pet shops e nas casas dos criadores de felinos. A planta, na biologia chamada de Nepeta, tem origem na Europa, África e Ásia e gera sensações extremamente prazerosas por conta da nepetalactona.
Como os gatos não conseguem se comunicar, não é possível saber com exatidão quais são as sensações provocadas pela catnip. Alguns especialistas acreditam que ela possa causar alucinações, outros já negam esta teoria. “O que nós fazemos é uma leitura corporal. O mais comum é que eles ronronem, salivem, lambam seus tutores, prefiram ficar deitados, se esfreguem nos objetos, o que demonstra um grau de relaxamento elevado”, explica o médico-veterinário especialista em felinos, Alexandre Daniel.
As informações são da Revista Casa e Jardim. Leia aqui na íntegra.
O nome ‘erva do gato’ vem justamente da associação à sensação de relaxamento dos bichanos aos efeitos do uso recreativo da cannabis. Porém, diferentemente das drogas, a catnip não oferece perigo, nem possui característica aditiva. “O efeito é passageiro e o uso a longo prazo pode até deixá-lo mais resistente aos efeitos. Como a erva tem o poder de excitá-los, a única contraindicação seria para casas onde já exista tendência a briga entre gatos que convivam juntos, pois eles podem se estapear e acabar se machucando. Ainda assim, este alerta está ligado ao comportamento, não à saúde”, garante Lisa Nasi, médica-veterinária especialista em felinos e cannabis medicinal.
Quanto custa?
Os valores variam bastante e dependem da versão que o tutor irá adquir. É possível encontrá-la desidratada, fresca, em spray, em formato de ração, petisco e brinquedos. Alguns tutores chegam, inclusive, a plantar no jardim de casa e dar fácil acesso ao animal.
Os vasos pequenos para plantar catnip custam em média de R$ 10 a R$ 12, já os preços das ervas desitradas compradas em pet shops são calculados levendo em consideração a procedência, qualidade e importação.
Quando oferecer?
Usualmente, os gatos mais jovens não sentem os efeitos da catnip. De acordo com o Dr. Alexandre, entende-se que entre os 3 a 6 meses de vida, os felinos ainda não apresentam sensibilidade. “A percepção deles é individual, alguns expostos à catnip não têm reação alguma, mesmo quando mais velhos, mas, em geral, o final da infância, começo da fase adulta, é a melhor fase para aproveitar seus benefícios”, explica.
Quais são os benefícios?
Acostumados a serem rotineiros e sistemáticos, a erva oferece um momento gostoso e relaxante para os bichanos. “A vida em um apartamento é um pouco entediante para os gatos porque eles não saem e não estão expostos a estímulos. A catnip ajuda a oferecer este relaxamento, inclusive, existem outras plantas capazes de produzir estes efeitos por possuirem isoprenoides, como o manjericão, o orégano ou a hortelã”, aponta a Dra. Lia.
A planta também ajuda na adaptação de novos brinquedos – evitando que as garras estraguem os sofás e móveis da casa. Os felinos, no passado, eram animais da selva e precisavam marcar seu território para protegê-lo. Uma forma de realizar esta marcação é depositando urina ou feromônio, hormônio capaz de ser sentido por outros gatos através do olfato e liberado pelas unhas.
Quando, graças à catnip, o animal usa o arranhador, é como se o objeto passasse a ter a sua marcação. “É uma forma de direcioná-lo. Normalmente, eles costumam fazer isso em sofás, pois é o ambiente onde há mais movimentação e eles precisam de uma superfície horizontal ou vertical que seja grande para realizar a marcação visual e química. Muitos tutores compram arranhadores pequenos, sem sustentação, o animal não gosta disso”, esclarece o Dr. Alexandre.
Fonte: Revista Casa e Jardim – globo.com
Créditos: Revista Casa e Jardim – globo.com