Um levantamento realizado pela Controladoria-Geral da União (CGU) revelou que pelo menos 1.612 pessoas detentoras de patrimônio considerável foram beneficiadas com o auxílio emergencial. O programa do governo federal foi criado para atender às pessoas pobres que foram prejudicadas pela pandemia. A relação dos beneficiários inclui empresários, gente que mora no exterior e donos de carros de luxo e embarcações.
O levantamento, explica o coordenador da CGU na Paraíba, Severino Queiroz, foi feito com base no cruzamento de dados dos beneficiários com o patrimônio. Só de empresários, a CGU constatou a existência de 539 pessoas beneficiadas. O programa Fantástico, da Rede Globo, mostrou matéria no fim de semana mostrando as distorções no país. A Paraíba não é uma ilha neste ponto.
A varredura também incluiu a posse de veículos de luxo. Foi analisado o patrimônio de quem tem carros com valores de mercado superiores a R$ 60 mil. Foram encontrados 1.095 pessoas donas de carros de luxo. A relação vai de Hilux, Corolla, Cruze… No rol dos donos de embarcações, foram encontradas 107 pessoas donas de moto aquática, lanchas e por aí vai.
Foram encontradas 170 pessoas residentes no exterior, entre os beneficiários do programa emergencial. Um doador de campanha também foi identificado. O prejuízo estimado só com os dois primeiros pagamentos, chega-se a R$ 2,3 milhões.
Fonte: Jornal da Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba