A ministra Cármen Lúcia tomou posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta segunda-feira (3/6). Cerca de 350 pessoas particiaram da cerimônia, na sede da Corte, em Brasília. Na mesma ocasião, o ministro Nunes Marques foi empossado vice-presidente da Casa.
O ministro Alexandre de Moraes, que exerceu a presidência da Corte por dois anos, abriu a solenidade. O ministro Raul Aráujo falou em nome do TSE. “A chegada da nova presidente traz aceno tranquilizador”, afirmou Raul ao citar o cenário de eleições municipais, que ocorrerão em outubro deste ano.
Os chefes dos Três Poderes participaram do evento: o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT); os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso; do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD); e da Câmara, Arthur Lira (PP).
Eleição
A eleição de Cármen Lúcia e do ministro Nunes Marques ocorreu em 7 de maio, durante sessão plenária do TSE. Eles serão responsáveis por conduzir as eleições municipais de 2024.
A ministra assume a gestão da Corte no lugar de Alexandre de Moraes. Esta é a segunda vez que Cármen Lúcia ocupa o posto. Em 2012, ela foi a primeira mulher a presidir o TSE.
Fonte: Metrópoles