O Brasil recebeu o segundo lote de vacinas doadas pelos Estados Unidos na manhã de hoje. O avião carregando 942 mil doses do imunizante da Janssen pousou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), por volta das 6h30.
As doses que chegaram hoje completam as 3 milhões de unidades doadas pelo governo norte-americano. Mais de 2 milhões de vacinas foram entregues ontem e a chegada foi acompanhada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e pelo embaixador dos EUA no Brasil, Todd Chapman.
A vacina da Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson, é aplicada em dose única. Os imunizantes serão distribuídos pelo Ministério da Saúde para todos os estados e o Distrito Federal.
#SaúdeNews💉 Brasil recebe segundo lote de vacinas doadas pelos EUA!!! 🇧🇷🇺🇸
Mais 942 mil vacinas #Covid19 da Janssen acabaram de chegar ao Brasil! pic.twitter.com/ANRNvA8bo3
— Ministério da Saúde 🩵 (@minsaude) June 26, 2021
O custo estimado de doses é de R$ 145 milhões, segundo informações repassadas pelo embaixador dos EUA em discurso no evento de entrega dos imunizantes.
O quantitativo enviado pelos norte-americanos ao Brasil é a maior doação feita até agora a qualquer país que recebeu imunizantes dos EUA.
Além dos lotes doados, o Brasil já recebeu 1,5 milhão de doses na terça-feira (22) e outras 300 mil na quinta-feira (24). Essas unidades fazem parte de um contrato de 38 milhões de doses entre a farmacêutica e o governo federal.
O Brasil atingiu ontem 25,2 milhões de pessoas com vacinação completa contra a covid-19. Até aqui, 25.230.552 brasileiros receberam a dose de reforço do imunizante ou a dose única da Janssen, que começou a ser aplicada no país. O número corresponde a 11,91% da população do país, segundo levantamento do consórcio de veículos de imprensa.
Fonte: Uol
Créditos: Uol