O Brasil atingirá a chamada imunidade de rebanho por meio da vacina contra a covid-19 em abril de 2022. Os dados são da consultoria Airfinity, e publicadas pelo colunista do UOL, Jamil Chade.
Jamil explicou que a Airfinity é usada pelo setor farmacêutico global como principal fonte de informações e inteligência sobre o ritmo de vacinação no mundo. Os dados revelam que o país teria que esperar mais de um ano para que 75% de sua população fosse atendida pela vacinação.
A data foi calculada utilizando como base os acordos já fechados pelo governo federal com empresas farmacêuticas e a capacidade nacional de produção. A consultoria aponta ainda que o Brasil poderá vacinar todas as pessoas de maior risco e os trabalhadores do setor de saúde até agosto de 2021.
A consultoria fez uma comparação do Brasil com outros países com uma quantidade populacional significativa. A primeira foi feita com os Estados Unidos. A previsão é que o país norte-americano vacine sua população de risco até o final de abri deste ano, e 75% da população, até agosto. Já o Reino Unido deverá ter os grupos de risco vacinados em maio, e a imunidade de rebanho na última semana de agosto.
A imunidade de rebanho, ou imunidade coletiva, é um cálculo utilizado por epidemiologistas e infectologistas para determinar a porcentagem de uma população que precisa receber as doses de uma vacina para que todos os indivíduos fiquem protegidos de um vírus ou bactéria.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba