"eleições suspeitas"

Bolsonaro volta a atacar eleições e critica Lula

Em desvantagem nas pesquisas eleitorais, o presidente Jair Bolsonaro voltou a falar, sem provas, na possibilidade na fraude nas eleições e ainda atacou o líder da disputa, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Bolsonaro disse que "não podemos admitir eleições suspeitas" e questionou quem quer a volta de Lula, que, segundo ele, "arrebentou" o país.

Em desvantagem nas pesquisas eleitorais, o presidente Jair Bolsonaro voltou a falar, sem provas, na possibilidade na fraude nas eleições e ainda atacou o líder da disputa, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Bolsonaro disse que “não podemos admitir eleições suspeitas” e questionou quem quer a volta de Lula, que, segundo ele, “arrebentou” o país.

Bolsonaro promete desde março de 2020 apresentar provas de fraude na eleições, mas ainda não fez isso. No mês passado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu 15 dias para o presidente apresentar evidências de irregularidades na urna eletrônica. Devido ao recesso judiciário, esse prazo vence no dia 2 de agosto.

Nesta terça-feira, em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada, Bolsonaro afirmou que “não tem cabimento” ele não ter vencido a eleição de 2018 no primeiro turno, sem explicar porque.

— Tem um ministro do Supremo Tribunal Federal contra a transparência das eleições, a que ponto nós chegamos. Aquela máxima de esquerda, ganha eleição não é quem vota, é quem ganha os votos. É o que está em andamento para o ano que vem. Não podemos admitir eleições suspeitas, como já tivemos em 2014, como já tivemos em 2018. Não tem cabimento eu não ter ganho no primeiro turno em 2018. Não tem cabimento.

Em seguida, o presidente fez diversas críticas a Lula e disse que ele é “contra a família” e “contra a religião”:

— Continua só falando besteira, coisa que nós não queremos. Tudo o que esse cara faz vai contra a família, contra a religião, contra os valores.

Bolsonaro também criticou o apoio dado pelo petista a governos de esquerda em Cuba e na Venezuelano:

— Tem gente que quer a volta desse cara que arrebentou com o Brasil. Vivia tirando foto com Fidel Castro, visitando Cuba, visitando Chávez, Maduro.

Uma pesquisa do Datafolha divulgada há 10 dias apontou que Lula tem 46% das intenções de voto, contra 25% de Bolsonaro. Em um segundo turno entre os dois, o petista venceria por 58% a 31%. A mesma pesquisa apontou que a rejeição ao presidente chegou a 51%, maior taxa desde o início do governo.

 

Fonte: Extra
Créditos: Polêmica Paraíba