A comunicação social da Presidência da República esclareceu na noite desta quarta-feira (6) que o vídeo publicado pelo presidente Jair Bolsonaro no Twitter tinha objetivo de mostrar “distorção clara do espírito” do carnaval e não de criticar a festa de “forma genérica”.
Nesta terça-feira (5), Bolsonaro postou um vídeo com conteúdo pornográfico em sua conta no Twitter. A cena mostra dois homens dançando sobre um ponto de táxi em um bloco de rua no carnaval paulistano. Um deles coloca o dedo no ânus e se abaixa para o outro urinar nele.
O presidente tuitou: “Não me sinto confortável em mostrar, mas temos que expor a verdade para a população ter conhecimento e sempre tomar suas prioridades. É isto que tem virado muitos blocos de rua no carnaval brasileiro. Comentem e tirem suas conclusões (sic)”. A polêmica cena foi gravada no desfile do Blocu, em São Paulo, na segunda-feira (4).
A visualização do vídeo foi restringida com alerta de conteúdo sensível, mas segue disponível. A conta do presidente no Twitter tem 3,45 milhões de seguidores.
A nota divulgada pela Presidência da República nesta quarta diz que as cenas “escandalizaram, não só o próprio Presidente, bem como grande parte da sociedade”.
O Planalto explicou que o presidente não teve a intenção de “criticar o carnaval de forma genérica, mas sim caracterizar uma distorção clara do espírito momesco”.
“Não houve intenção de criticar o carnaval de forma genérica, mas sim caracterizar uma distorção clara do espírito momesco, que simboliza a descontração, a ironia, a crítica saudável e a criatividade da nossa maior e mais democrática festa popular”, afirma a nota.
Nesta quarta (6), o presidente abriu nova polêmica na mesma rede social com a seguinte mensagem: “O que é golden shower?”.
“Golden shower” significa “ducha dourada” (em tradução literal). É um termo em inglês usado para definir relações sexuais envolvendo o ato de urinar no(a) parceiro(a).
Nota divulgada pela comunicação social da Presidência da República
A respeito de publicação realizada na conta pessoal do Presidente da República, em 5 de março, convém esclarecer que:
– No vídeo, postado pelo Sr Presidente da República em sua conta pessoal de uma rede social, há cenas que escandalizaram, não só o próprio Presidente, bem como grande parte da sociedade.
– É um crime, tipificado na legislação brasileira, que violenta os valores familiares e as tradições culturais do carnaval.
– Não houve intenção de criticar o carnaval de forma genérica, mas sim caracterizar uma distorção clara do espírito momesco, que simboliza a descontração, a ironia, a crítica saudável e a criatividade da nossa maior e mais democrática festa popular.
Fonte: G1
Créditos: G1