Covid-19

Bolsonaro critica proposta de governadores do Nordeste para contratação de médicos formados no exterior; VEJA VÍDEO

O presidente Jair Bolsonaro (sem aliança) criticou, neste domingo (03), a proposta de governadores do Nordeste, que querem autorização do Ministério da Saúde para contratação de médicos formados no Exterior que ainda não possuem autorização para atuar no Brasil.

O presidente Jair Bolsonaro (sem aliança) criticou, neste domingo (03), a proposta de governadores do Nordeste, que querem autorização do Ministério da Saúde para contratação de médicos formados no Exterior que ainda não possuem autorização para atuar no Brasil. A solicitação foi feita no dia 17 de abril, após reunião entre os nove governadores da região.

Bolsonaro divulgou um vídeo do presidente do Conselho Federal de Medicina, Dr. Mauro Ribeiro, que critica duramente a solicitação dos governadores e pede que o Governo Federal não apoie a medida. “Uma situação de traição desses governadores, com argumentos falaciosos, mentirosos, se aproveitando do momento de maior ameaça da nossa sociedade, para aprovarem algo totalmente desprezível” diz.

Segundo Mauro Ribeiro, ‘não há nenhuma necessidade’ da contratação de profissionais do exterior sem revalida, “que nem sabemos se são medicos. Ainda conforme Mauro, que há 54 mil acadêmicos de medicina e 3 mil residentes se voluntarizaram para trabalhar durante à Covid-19 e que não há razão para a proposta dos governadores. “Não existe a menor fundamentação na fala desses governadores”, diz no vídeo.

“O Presidente Jair Bolsonaro apoia o Dr. Mauro Ribeiro, Presidente do Conselho Federal de Medicina, contra a proposta dos governadores do nordeste”, escreveu Bolsonaro.

A proposta 

Ao explicar a proposta, o governador do Ceará, Camilo Santana, disse que “a medida resulta de uma recomendação do Comitê Científico do Consórcio Nordeste para que seja criada uma Brigada Emergencial de Saúde, com a ampliação do quadro dos profissionais da área, para combate e prevenção ao Coronavírus”.

No documento enviado ao Governo Federal, os governadores argumentam a necessidade da contratação de mais profissionais da saúde para atuar no combate à covid-19, o novo coronavírus, e estabelece medidas para a validação dos diplomas desses profissionais.

Os médicos que são alvo da solicitação dos governadores precisam passar pelo chamado Revalida, que é um procedimento de validação do diploma de médicos formados fora do Brasil. Boa parte deles está no País sem poder atuar aguardando autorização. Muitos deles, no entanto, nem iniciaram o procedimento.

No documento, os gestores estabelecem que os profissionais atuem imediatamente sob supervisão e que o processo de validação dos diplomas seria feito por meio de programa de complementação curricular e de avaliação na modalidade ensino-serviço a cargo das universidades públicas. O Nordeste argumenta, além da necessidade de mais profissionais para atuar no combate ao covid-19 no País, cita a ausência de médicos principalmente no interior do Nordeste.

Veja vídeo:

https://www.facebook.com/jairmessias.bolsonaro/videos/319976772320826/

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba