A medida adotada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) que permite o pagamento de boletos vencidos acima de R$ 800 em qualquer banco entre em vigor a partir deste sábado (24).
A mudança, que começou a ser implementada em julho do ano passado, dá prosseguimento à implementação escalonada da nova medida. A próxima mudança será feita no dia 26 de Maio, quando serão permitidos o pagamento de boletos atrasados acima de R$ 400.
Através da nova plataforma de cobrança, o rastreamento dos pagamentos poderá ser feito através da identificação do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) do pagador, permitindo que o sistema verifique automaticamente as informações.
Embora fosse preciso uma mudança que suprisse a deficiência do sistema de boleto atual, implementado desde a década de 90, a Febraban optou por implementar o novo sistema de forma escalonada, sem causar um grande impacto e fazendo as adaptações necessárias. Mas, a partir da operação do novo sistema, de forma integral, previsto para setembro deste ano, será possível o pagamento os boletos vencidos, em quaisquer das agências bancárias do país, com cálculos exatos nas cobranças de multas e encargos.
Fonte: Portal T5
Créditos: Portal T5