A aposentada Nyrce Alves, de 83 anos, disse ao G1 que nasceu de novo depois de ter o carro atingido por uma árvore centenária e, segundo os bombeiros, com mais de 3 toneladas na tarde desta terça-feira (20) durante um temporal em Petrópolis, na Região Serrana do Rio.
Ela disse ainda que aquele não seria o seu trajeto original e que resolveu mudar justamente por medo de uma outra árvore cair sobre ela, isso na localidade conhecida como Catobira, que liga a BR-040 ao distrito de Itaipava.
“Fiz outro caminho, mas não teve jeito, a árvore aqui em Petrópolis me pegou”, desabafou a aposentada.
Senhora que estava dentro de carro atingido por árvore, em Petrópolis, RJ, diz que não saiu com medo dos fios da rede elétrica e que mudou trajeto com medo de outra árvore
Ela ficou encurralada entre a árvore e um poste, que também caiu assim que o carro dela passou, e só conseguiu sair com a ajuda do Corpo de Bombeiros depois que a energia elétrica foi desligada. O acidente aconteceu na Rua da Imperatriz, perto do Museu Imperial, no Centro da cidade. Outros dois carros foram atingidos pelos fios, mas segundo os bombeiros, ninguém ficou ferido.
“O susto foi muito grande, o receio de morrer…Eu ouvi um barulho estranho, o trânsito tava parado, muita chuva e foi assim, em um segundo, aquela árvore imensa caiu. A sorte que tombou na frente né?”, disse a aposentada, que escapou sem ferimentos.
Nyrce afirmou que tentou sair do veículo, mas quando viu os fios no chão, resolveu voltar e ficou dentro do carro aguardando a chegada do socorro.
Após ter sido retirada pelos bombeiros, cerca de 30 minutos após o acidente, ela foi atendida dentro da ambulância dos militares e afirmou que, apesar de ter ficado calma e ter tido paciência, a pressão acabou subindo um pouco. Ela foi liberada no local.
Segundo o subcomandante do Corpo de Bombeiros, Marcelo Abreu, Nyrce e os ocupantes dos outros veículos correram um risco muito alto, tanto por causa da queda da árvore, quanto por conta da fiação elétrica que atingiu os outros carros. De acordo com ele, esse tipo de situação é chamada de Gaiola de Faraday.
“Todo o ambiente estava energizado e molhado então havia risco de uma descarga elétrica que podia ser fatal”, afirmou.
Luz
Para retirar as pessoas dos carros, foi preciso esperar a chegada da Enel, responsável pelo fornecimento de energia elétrica na cidade, para interromper a energia.
Com isso, quem mora na Rua da Imperatriz ficou sem luz. Segundo a Enel, as equipes aguardam a retirada da árvore para iniciarem o trabalho de recomposição da rede elétrica. A empresa afirma que este trabalho é complexo, mas que a previsão é que seja concluído ainda hoje.
Trânsito
O trânsito também segue interditado na Rua da Imperatriz. Segundo a CPTrans, os veículos estão sendo desviados pela contramão na Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia) para poderem acessar a Rua do Imperador.
Apenas veículos leves estão passando pelo local. A CPTrans mantém o bloqueio montado no início da Rua da Imperatriz e não permite a passagem de ônibus ou caminhões. Os veículos pesados estão passando pela Av. Koeler (sendo direcionados para a Av. Barão de Amazonas e Rua Washington Luiz) ou pela Av. Tiradentes (acessando a Av. Ipiranga e Rua Dom Pedro).
Ônibus
O Setranspetro informa que todos os ônibus da Viação Cascatinha, os das linhas 70, 74, 600, 670, 672 e 700, da Turb Petrópolis e as linhas 105 e 106 da Cidade Real estão sendo desviados para a Avenida Koeler, passando pela Rua Monsenhor Bacelar e acessando a Rua do Imperador pela Rua Washington Luiz.
Com a sobrecarga de veículos nesta região, até as 16h as linhas já estavam apresentando atrasos de mais de 40 minutos. O ponto de ônibus da Viação Cascatinha, da Turb e Cidade Real próximo a Praça Dom Pedro não está funcionando no momento.
Fonte: G1
Créditos: G1